Deputada entrega relatório sobre câmeras em fardas à Defensoria Pública
Câmeras corporais

Deputada entrega relatório sobre câmeras em fardas à Defensoria Pública

Luciana Genro defende regulamentação por lei e maior transparência no acesso às gravações

Mandato Luciana Genro 1 abr 2025, 09:22

Foto: Brigada Militar/Divulgação

Atuante na pauta das câmeras em fardas policiais, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) entregou ao Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, o relatório final da Subcomissão que coordenou sobre o tema. Uma das recomendações contidas no relatório e debatida com o órgão é um convênio entre os poderes para que haja maior transparência e fluidez em todos os processos. Também foi enfatizada a importância de que a política de câmeras seja regulamentada por lei.

A deputada é autora do projeto de lei 85/2023 – Lei Gustavo Amaral e Gabriel Marques, que visa tornar as câmeras nas fardas uma política de Estado, para que não se corra o risco de um governo futuro acabar com ela ou desviar a sua finalidade.

“É louvável que o governo do estado esteja implementando as câmeras, e nós acompanhamos de perto esse processo pela Subcomissão. A partir deste trabalho, também percebemos alterações e ajustes que precisam ser feitos na proposta, que pretendemos apresentar ao próprio Executivo”, afirmou Luciana Genro.

Também participaram da reunião o Defensor Público-Assessor de Gabinete, Rodolfo Lorea Malhão, a Subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais Silvia Pinheiro de Brum, a Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH), Gizane Mendina Rodrigues e a Dirigente do Núcleo de Execução Penal, Mariana Py Muniz.

“A regulamentação é muito importante para o trabalho da Defensoria, pois o nosso acesso às câmeras não é imediato e nem facilitado. Também é importante termos acesso ao vídeo completo da ocorrência, então essas são questões que a lei pode abordar”, apontou a Defensora Gizane Mendina.

O Defensor Público-Geral garantiu que a instituição tem interesse em ser parceira nessa temática e compor o grupo de trabalho que será realizado entre os poderes sobre o tema. “A Defensoria tem sido uma importante aliada e nós temos certeza que irá seguir contribuindo muito para que possamos ter maior transparência e efetivamente regulamentar as câmeras”, colocou a deputada após o encontro.

A Subcomissão foi instalada com a missão de acompanhar a fase inicial de implementação das câmeras nas fardas e oferecer, a partir de suas observações, recomendações para contribuir com o sucesso da política. Atores institucionais, como a OAB, o TCE, o MP-RS e a própria Defensoria Pública participaram dos trabalhos, que foram coordenados por Conrado Klöckner.

O relatório final da Subcomissão contém mais de 50 recomendações para a Assembleia Legislativa, o Poder Executivo, o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB-RS, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A deputada também está buscando uma reunião com o governador para apresentar o relatório e debater a elaboração de um novo projeto de lei voltado para o tema.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores