Rede Emancipa celebra 100 anos de Fanon com curso gratuito aberto a interessados
Curso online “Vida e Obra de Frantz Fanon, 100 anos de um revolucionário” acontece aos sábados
Foto: Aula inaugural da Rede Emancipa 2025 em São Paulo. (Rede Emancipa/Reprodução)
Em 2025 o psiquiatra e filósofo político martinicano Frantz Fanon completaria 100 anos. Nascido em 25 de julho de 1925, ele é um dos primeiros intelectuais e ativistas a compreender e denunciar as estruturas racistas que servem de base para o colonialismo europeu e para exploração do homem pelo homem no sistema capitalista. Celebrar o seu centenário reafirma a importância de sua obra para a luta revolucionária e contracolonial contemporânea.
Por isso, a Rede Emancipa está com as inscrições abertas para o curso introdutório Vida e Obra de Frantz Fanon, 100 anos de um revolucionário. Dirigida inicialmente para educadores e estudantes dos cursinhos populares ligados ao coletivo, a atividade está aberta para demais interessados. As inscrições podem ser feitas neste formulário.
Para os coordenadores da Rede Emancipa, as ideias de Fanon ajudam a pensar os desafios enfrentados na atualidade, como o genocídio do povo palestino, o avanço da extrema direita e os ataques aos imigrantes, inclusive no Brasil. “Vivemos em um regime de hiperexploração dos trabalhos vinculados às plataformas, o avanço da extrema pobreza enquanto há aumento da concentração de renda no mundo”, ressalta Luana Alves, uma das organizadoras do curso.
O ataque aos povos tradicionais e ao meio ambiente e a guerra contra a juventude negra e periférica nas comunidades brasileiras ressaltam a permanência de estruturas racistas e hegemônicas identificadas nas obras de Fanon como Pele negra, máscaras brancas, Os condenados da terra e Por uma revolução africana.
Os encontros acontecem de maneira online, uma vez por semana, sempre aos sábados. Os núcleos Emancipa Jundiaí, Emancipa Saúde e Universidade Emancipa são os responsáveis pelas atividades. Interessados podem acompanhar essa e outras novidades nas redes sociais da Rede Emancipa em @redeemancipa.