Verbas contra feminicídios paradas: governo Leite é cobrado por inação em meio a crise no RS
violência-contra-a-mulher

Verbas contra feminicídios paradas: governo Leite é cobrado por inação em meio a crise no RS

Em meio a dez feminicídios em quatro dias, a deputada Luciana Genro questiona por que R$ 4 milhões federais não foram aplicados em políticas de proteção às mulheres

Mandato Luciana Genro 29 abr 2025, 09:57

Foto: Divulgação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) oficiou o governador Eduardo Leite acerca da informação de que o Executivo gaúcho deixou de investir R$ 4 milhões de verbas federais que seriam destinadas ao combate à violência contra a mulher. A cobrança vem na semana em que foram registrados, em quatro dias, dez feminicídios no Rio Grande do Sul.

“Esses números representam uma realidade alarmante e traduzem, de forma contundente, a ausência de políticas públicas eficazes de prevenção e enfrentamento à violência de gênero no Estado. Nesse cenário, é inaceitável que verbas federais disponíveis não tenham sido utilizadas pelo governo, então o povo gaúcho precisa de explicações sobre isso”, afirmou Luciana Genro.

A informação foi dada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, às deputadas federais gaúchas em reunião para articular o enfrentamento à violência contra a mulher no estado. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul carece de abrigos para mulheres vítimas de violência, centros de acolhimento, delegacias especializadas com atendimento 24 horas, entre outros equipamentos de proteção.

Portanto, Luciana Genro questiona quais os motivos que impediram a aplicação integral e imediata dos recursos federais e de que forma o montante será aplicado, assim como se há algum plano de ação voltado para o enfrentamento da violência de gênero. Ainda, também pergunta se há medidas emergenciais em curso ou previstas para conter o aumento dos feminicídios no estado.

Preocupada com a violência contra a mulher, Luciana Genro destina anualmente emendas parlamentares para a criação de vagas em abrigos, projetos de geração de renda, assim como para a estruturação da rede de proteção a vítimas de violência doméstica.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores