Melchionna propõe fim de descontos automáticos do INSS
INSS

Melchionna propõe fim de descontos automáticos do INSS

Projeto da deputada do PSOL quer revogar brecha legal que permitiu descontos indevidos a mais de 9 milhões de beneficiários

Tatiana Py Dutra 20 maio 2025, 09:13

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou na Câmara um projeto de lei para revogar um dos mecanismos que permitiram uma das maiores fraudes recentes contra aposentados e pensionistas do INSS. O objetivo da proposta é impedir que valores de mensalidades, contribuições ou quaisquer outros repasses a associações de aposentados sejam descontados automaticamente dos benefícios pagos pela Previdência Social.

O escândalo dos descontos indevidos veio à tona com mais força em maio de 2024, quando milhares de beneficiários começaram a relatar cobranças que jamais autorizaram. Segundo dados divulgados pelo próprio INSS, mais de 9 milhões de aposentados foram alvo de descontos “associativos” desde 2019. E a dimensão da fraude é escancarada: 473.994 dos 480.660 contatos feitos ontem pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135 relataram que os valores foram cobrados indevidamente. As informações foram publicadas na coluna da jornalista Miriam Leitão, no jornal O Globo.

A lei atual, o inciso V do caput do art. 115 da Lei nº 8.213, permite que entidades de aposentados realizem descontos diretamente da folha de pagamento do INSS — prática que acabou sendo amplamente utilizada por associações suspeitas, muitas vezes sem qualquer consentimento dos beneficiários. Para a deputada Fernanda Melchionna, é hora de pôr fim a esse modelo que favorece a atuação de grupos oportunistas.

“O escândalo da fraude no INSS apontou inúmeras fragilidades no funcionamento da Previdência que precisam ser reparadas. Além de ressarcir os aposentados lesados, é preciso criar mecanismos para que crimes como esse não ocorram novamente”, defendeu a parlamentar.

O projeto apresentado por Melchionna estabelece que qualquer contribuição deverá ser feita de forma voluntária, e fora do sistema de pagamento do INSS, sem qualquer tipo de vinculação automática. Além disso, determina o cancelamento imediato de contratos, convênios e autorizações existentes, vedando qualquer tentativa de renovação ou prorrogação desses mecanismos.

A proposta está na mesa diretora da Câmara e a deputada busca agora as assinaturas necessárias para garantir tramitação em regime de urgência, de forma que o projeto vá diretamente à votação no plenário, sem passar por comissões.

O caso dos descontos ilegais atinge em cheio uma população já vulnerável, e revela uma falha estrutural que beneficia entidades fantasmas ou com atuação opaca, muitas delas com histórico de irregularidades. Em abril de 2024, o Ministério da Previdência chegou a suspender temporariamente mais de 300 associações envolvidas em denúncias de cobrança fraudulenta.

Com essa iniciativa, Fernanda Melchionna coloca-se na linha de frente da defesa dos direitos dos aposentados, propondo não apenas um reparo, mas uma mudança estrutural que impeça que esses abusos se repitam.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 31 jul 2025

A maior crise da história nas relações entre Brasil e Estados Unidos

A guerra tarifária de Trump desmascara a extrema direita brasileira em um cenário ainda incerto
A maior crise da história nas relações entre Brasil e Estados Unidos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores