Extrema direita: conhecer, estudar, para melhor combater
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Extrema direita: conhecer, estudar, para melhor combater

Sobre “A Ascensão da Extrema Direita e o Freio de Emergência”, novo livro de Roberto Robaina

Israel Dutra 15 jun 2025, 09:15

O julgamento de Bolsonaro que o colocou na defensiva em rede nacional. O sequestro de ativistas da flotilha de Liberdade por parte do Estado de Israel, incluindo o brasileiro Thiago Avila e Greta Thumberg. As cenas de enfrentamento nas ruas de Los Angeles, entre o ICE e os manifestantes, contra a política de deportação de Trump. A semana foi marcada por esses fatos. O elemento comum é, que todos a seu modo, são expressões da política da extrema direita.

A ação contra a extrema direita exige uma postura resoluta e sem tréguas ou hesitações. Tanto no âmbito internacional, quanto no Brasil, estamos na primeira fileira para criar cordões que isolem e desmoralizem essa corrente que cresce no desencanto com a democracia liberal. Entretanto, mais que apenas reproduzir essa “obrigação”, precisamos estudar e aprofundar o que significa, em pleno século XXI, esse fenômeno, que não é passageiro ou efêmero e que, junto ao caos climático, é a maior ameaça aos povos do mundo.

E a serviço desse entendimento, na lógica que Marx nos ensinou, de conhecer para transformar o mundo, Roberto Robaina, dirigente nacional do MES e do PSOL, traz a luz A Ascensão da Extrema Direita e o Freio de Emergência.

Uma necessidade, a luz do marxismo revolucionário

Robaina tem longa trajetória na luta política e militante, iniciada no ascenso do começo dos anos 1980. Fundador do PSOL, deu uma batalha germinal no seu livro de estreia Uma Visão pela Esquerda para demonstrar tanto a falência do PT como um projeto estrategicamente transformador, como as teses que deram bases para a necessidade de um novo partido que seria encarnado após a expulsão dos radicais, no movimento que resultaria na fundação do PSOL em 2004. Estando atualmente como vereador em terceiro mandato em Porto Alegre, Roberto escreveu outras obras importantes como A Falência do PT (em parceria com Luciana Genro), Marx e o Núcleo Racional da Dialética de Hegel, Uma Filosofia Racional – Estudo do Pensamento Político de Alain Badiou, além da edição e participação em outras obras marxistas e coletâneas.

O livro tem prefácio de Michael Lowy e aborda três seções acerca do fenômeno da extrema direita, relacionando com o pensamento marxista. A primeira seção trata da categorização dos aspectos constituintes, elementos motrizes e sociais do fenômeno da emergência atual da extrema direita. Dialoga com as experiências históricas acerca do fascismo, bebendo em autores que vão desde Marx e Adorno, até os estudos contemporâneos do fascismo em Enzo Traverso, assinalando elementos de continuidade e ruptura. A segunda seção é bastante inovadora, buscando dialogar com os clássicos da psicanálise de forma a demonstrar a natureza autoritária do fascismo, em suas versões históricas e contemporâneas.

Como dirigente e militante, o capítulo final é uma síntese e um chamado para ação; desenvolve a partir das lições de Trotsky e Mandel a necessidade do combate presente às formas da extrema direita como expressões da própria decadência e violência do capitalismo. E conclui com 15 importantes teses que orientam o fazer político concreto para a defesa dos interesses dos trabalhadores e povo todo como forma de enfrentar a extrema direita e o capitalismo.

Ao longo do livro, reside um elemento importante presente já no título, tomado de forma poética de um dos escritos de Walter Benjamim: “puxar o freio de emergência” diante da barbárie e do colapso da civilização. A presente crise ambiental não só não é alheia, como é dinamizada pela influência do pensamento e da prática das extremas direitas no mundo. A aliança política que a extrema direita reúne está composta pela defesa dos interesses dos grandes devastadores do meio ambiente, interessados em, como querem os bolsonaristas brasileiros, “passar a boiada”, para acabar com a Amazônia e as áreas de proteção ambiental. Ou como na consigna de Trump, “Perfurar, baby, perfurar” que nada mais é do que a chamada para acelerar o aquecimento global e o caos climático.

É um livro que, como um quadro militante comentou em reunião, “arma todo um período”.

Uma batalha que merece ser dada no âmbito das ideias e da ação

Se é certo que a batalha contra a extrema direita será longa, também é certo que o desfecho é imprevisível. Contra os céticos que prognosticam uma força maior aos nossos inimigos, oferecemos as imagens da semana: disposição de luta dos imigrantes nas lutas de Los Angeles que se nacionalizaram, ou a coragem da flotilha que rompeu o cerco midiático e político contra Gaza, denunciando a real natureza dos crimes do sionismo.

Pior que os céticos, são os que se aferram à conciliação de classes por confiança nas instituições liberais e delegam aos governos de centro-esquerda o papel de protagonistas nessas batalhas; esses acabam por organizar novas derrotas, como já assistimos em muitos lugares. O livro de Robaina resgata a necessidade da unidade de ação e mesmo eleitoral quando está em risco a disputa contra um setor neofascista, sem deixar de colocar a debilidade da estratégia institucional que desarma o principal campo de combate: o das ruas, o da ação direita e o da organização da classe trabalhadora, migrante, racializada, das mulheres e da juventude.

Estudar a partir do livro de Robaina nos deixa em melhor condições para disputar a estratégia mais eficaz contra a extrema direita: apelar à frente única e as unidade de ação, sem menosprezá-las, contando com a necessidade de construir uma força anticapitalista capaz de gerar confiança na independência da classe para lutar outro futuro, que seja ecossocialista.

O “momento Greta” é um bom exemplo. Uma jovem ambientalista de um país rico do norte global se radicaliza a ponto de enfrentar cara a cara o exército sionista, num exemplo mundial de unidade entre a luta ambiental e a luta anticolonial. É com a coragem de Greta que vamos disputar as melhores camadas da juventude que não quer aceitar o fim do mundo e usar o freio de emergência contra a extrema direita.

O MES irá fomentar uma jornada de debates, com o autor, junto a aliados e parceiros, em várias regionais, para seguir a politização da militância, do ativismo e da intelectualidade para nominar qual a melhor forma de lutar e vencer contra a extrema direita. Para adquiri um exemplar, organizar um debate ou dar sua opinião, acesse e entre em contato com as redes da Revista e Editora Movimento.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 25 jul 2025

5 notas sobre uma semana decisiva

A temperatura política e social do país sobe conforme se aproxima a data anunciada para entrada em vigor do tarifaço que Trump quer impor contra o Brasil
5 notas sobre uma semana decisiva
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores