Deputadas do PSOL denunciam novo ataque contra programas sociais
Fernanda e Sâmia2

Deputadas do PSOL denunciam novo ataque contra programas sociais

Sâmia Bomfim e Fernanda Melchionna apresentam projeto para impedir cortes do governo no BPC

Redação da Revista Movimento 3 jul 2025, 23:11

No último dia 25 de junho, o governo Lula publicou o Decreto 12.534/2025, alterando o cálculo para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A mudança, que aparenta ser meramente técnica, tem efeitos devastadores: passa a considerar no cálculo da renda familiar benefícios como o Bolsa Família e o seguro-desemprego, o que exclui milhares de famílias extremamente pobres do direito ao BPC, um benefício no valor de R$ 1.412 mensais destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

Na prática, o decreto infla artificialmente a renda per capita dessas famílias, empurrando-as acima do limite legal de 1/4 do salário mínimo e tornando-as “inaptas” ao benefício. Trata-se de uma manobra contábil com consequências reais e cruéis: centenas de milhares de famílias perderão o único auxílio que garante dignidade a quem mais precisa.

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), em conjunto com a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), reagiu à medida com o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 357/2025, que visa sustar os efeitos do decreto presidencial.

“O governo está utilizando o Bolsa Família como critério de exclusão, quando a lei o concebeu como instrumento de inclusão”, denuncia Melchionna.

Além de afetar a renda direta de famílias em situação de pobreza extrema, a medida viola princípios constitucionais e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A alteração imposta pelo Executivo contraria a própria Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que jamais incluiu essas transferências no cálculo da renda familiar. Segundo o PSOL, o decreto extrapola sua função regulamentar, desrespeitando o princípio da reserva de lei (Art. 5º, II da Constituição), e se choca com precedentes do Supremo Tribunal Federal.

“O que o governo fez foi restringir um direito fundamental sem debate no Congresso, sem estudo de impacto e por meio de um ato infralegal, o que é absolutamente inaceitável do ponto de vista jurídico e social”, afirma Melchionna. 

A deputada destaca ainda que a medida impõe ao próprio orçamento das famílias pobres a responsabilidade de financiar o BPC, descaracterizando o Bolsa Família como política de redistribuição de renda e o transformando em obstáculo ao acesso a outros direitos.

Em meio à disputa com o centrão por espaço no orçamento e pressão por cortes fiscais, o governo escolhe os mais pobres como alvo do ajuste. Para o PSOL, trata-se de um retrocesso social claro, direto e mensurável, que precisa ser revertido com urgência pelo Congresso Nacional.

“O Congresso precisa agir para proteger os direitos sociais mais básicos. Esse decreto precisa ser revogado”, conclui a deputada.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores