Estados Unidos: A espetacular vitória de Zohran Mamdani
250624-Zohran-Mamdani-ch-0958-eed602

Estados Unidos: A espetacular vitória de Zohran Mamdani

A vitória do do socialista nas primárias democratas de Nova York é um marco na resistência contra Trump

Foto: Zohran Mandani. (Reprodução)

Via FLCMF

Na última terça-feira (24), em meio a uma onda de calor sufocante que cobria Nova York, milhares de ativistas se reuniam em diferentes pontos da cidade para acompanhar, em tempo real, a apuração das primárias do Partido Democrata. Quando, já perto das 23h, o candidato do establishment, Andrew Cuomo, admitiu a derrota, a reação foi arrebatadora: gritos, abraços, lágrimas. Um resultado até pouco tempo impensável se confirmava: Zohran Mamdani havia vencido. 

A vitória de Zohran redesenha o cenário político da maior cidade dos Estados Unidos. Aos 33 anos, o deputado estadual de origem ugandense e indiana, muçulmano e militante do Democratic Socialists of America (DSA), superou forças poderosas dentro e fora do Partido Democrata. Cuomo, seu adversário, era ex-governador e figura central do aparato político tradicional, apoiado por grandes empresários, inclusive aliados de Donald Trump.

A campanha de Zohran mobilizou uma base ampla e engajada. Nas últimas semanas, era quase impossível cruzar uma avenida do Brooklyn ou do Bronx, de Manhattan, do Queens ou Staten Island, sem avistar voluntários da sua campanha, que bateram à porta de mais de 1 milhão de apartamentos e casas. Seu programa teve forte apelo popular: congelar os aluguéis, tarifa zero nos ônibus, creches gratuitas para todos e supermercados municipais com alimentos subsidiados. A base orçamentária para isso deve vir da taxação dos muitos ricos. 

Em um momento difícil da conjuntura local e mundial, é evidente que a vitória de Zohran representa um revés para Trump, sua política neofascista de perseguição aos imigrantes e ainda para o sionismo, diante da posição de Zohran em defesa da causa palestina.  

O resultado das primárias de Nova York também abala o corrupto Partido Democrata. Embora Zohran tenha vencido pela legenda, o DSA é conhecido por manter sua independência estratégica, inclusive com o horizonte de construção de um novo partido enraizado na classe trabalhadora. O emblema da campanha foi a mobilização popular direta, o que coloca em xeque os postulados da velha política. O protagonismo da juventude foi marcante, com recordes de comparecimento às urnas entre eleitores de 18 a 30 anos.

Agora, a batalha recomeça em um outro patamar. A desafio é vencer as eleições de novembro. Mas o horizonte não deve ser estritamente eleitoral. O movimento que levou Zohran à vitória nas primárias precisa continuar mobilizado e sustentar os inevitáveis confrontos de classe necessários para implementar um programa popular. Também é fundamental que Zohran mantenha e amplie seu compromisso com movimentos, sindicados e associações populares, resistindo às pressões de adaptação que, inevitavelmente, virão dos dirigentes do Partido Democrata.

Se a vitória nas primárias foi espetacular, o caminho à frente será ainda mais desafiador. No entanto, tão importante quanto prever os desafios, é saber reconhecer e celebrar as vitórias, nos raros momentos em que elas acontecem. E a vitória de Zohran foi, nesse sentido, enorme. 

Não foi a vitória de um indivíduo, mas de um movimento. Não de uma candidatura, mas de toda a luta pela Palestina, pelos imigrantes, pela justiça social e pela construção de uma alternativa socialista.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 21 ago 2025

996, 6×1 e a luta de classes

É preciso mover a classe para bloquear a extrema-direita, construindo pontes entre as batalhas políticas e sociais
996, 6×1 e a luta de classes
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores