PSOL entra na Justiça para derrubar lei que tenta censurar debates sobre diversidade nas escolas no Espírito Santo
IMG_20250728_152212

PSOL entra na Justiça para derrubar lei que tenta censurar debates sobre diversidade nas escolas no Espírito Santo

Partido afirma que a nova norma aprovada pela Assembleia Legislativa é inconstitucional e ameaça a liberdade de ensinar e aprender no estado

Redação da Revista Movimento 27 jul 2025, 15:24

Foto: Deputada estadual Camila Valadão, do PSOL-ES. (Reprodução)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Espírito Santo entrou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a nova Lei Estadual 12.479/2025, sancionada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que restringe o debate sobre igualdade de gênero e diversidade nas escolas do estado.

A proposta de lei foi aprovada no mês passado, com voto contrário da deputada do PSOL, Camila Valadão, e virou lei no último dia 21 de julho, depois que o governador deixou passar o prazo de sanção ou veto, o que permitiu que o presidente da Ales promulgasse o texto.

Para a presidente do partido no Espírito Santo, Ane Halama, a nova legislação é inconstitucional, além de um ataque direto à educação e aos direitos fundamentais. “Esse tipo de projeto quer calar professoras e professores, criminalizar o debate e apagar o direito a uma educação crítica, plural e cidadã. Estamos tomando todas as medidas para impedir esse retrocesso”, afirma.

A lei determina que as escolas devem informar previamente aos pais e responsáveis sobre qualquer atividade pedagógica que trate de identidade de gênero, orientação sexual ou diversidade.

Para a deputada estadual Camila Valadão (PSOL), isso significa censura e discriminação institucionalizada. “O projeto cria um ambiente de medo nas escolas e prejudica justamente os conteúdos que promovem o respeito, a igualdade e a cidadania. É uma ameaça à liberdade de ensinar e aprender garantida pela Constituição”, diz.

A deputada lembra ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou sobre a inconstitucionalidade de leis que proíbem a “ideologia de gênero” nas escolas, reconhecendo que esse tipo de censura fere princípios constitucionais, como a liberdade de expressão e o direito à educação. “A Constituição protege o direito de crianças e adolescentes ao conhecimento e à formação cidadã. Não é papel do Estado reforçar preconceitos, mas sim garantir uma educação baseada nos direitos humanos e na diversidade”, defende.

Ela explica ainda que a lei aprovada extrapola a garantia dos pais de educar seus filhos conforme suas convicções e impede o acesso dos educandos à informação e ao conhecimento sobre diversidade de gênero. “A lei promove a discriminação, a exclusão e o prejuízo ao desenvolvimento integral das crianças, por isso deve ser considerada inconstitucional. Além disso, deputado estadual não pode legislar sobre o conteúdo do currículo escolar.”

Além do risco à liberdade de cátedra, ou seja, o direito que professoras e professores têm de ensinar com autonomia, a nova lei pode aumentar a exclusão, a violência contra alunos LGBTQIAPN+ e também contra as mulheres. “Vamos à Justiça porque essa lei é inconstitucional e retrógrada. O Espírito Santo não pode andar para trás em direitos”, finaliza a deputada.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores