FLCMF acompanhando as lutas nos Estados Unidos
A diretora executiva da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Mariana Riscali, está nos Estados Unidos acompanhando de perto os processos de organização e mobilização da esquerda contra o governo Trump no país
A diretora-executiva da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Mariana Riscali, está nos Estados Unidos acompanhando de perto os processos de organização e mobilização da esquerda contra o governo Trump no país. Nos últimos dias, ela esteve em Nova York, onde participou de uma atividade de campanha de Zohran Mamdani, o candidato socialista à prefeitura da cidade – que derrotou o establishment do Partido Democrata e conquistou o direito de concorrer pela legenda.
Mamdani é membro do grupo Socialistas Democráticos da América, cuja sigla em inglês é DSA, a maior organização de esquerda socialista dos Estados Unidos. O DSA tem representado os setores mais combativos e consequentes no enfrentamento a Trump e sua política reacionária, anti-imigrantes e antipopular. O próprio Mamdani é expressão disso, ao vencer uma campanha pautando temas como a proteção aos imigrantes, o controle de alugueis, a criação de mercados públicos e a defesa sem recuos da Palestina, inclusive com a determinação da prisão de Netanyahu caso ele pise em Nova York.

A Fundação, representada por Mariana Riscali, também realizou reuniões com militantes e dirigentes do Bread & Roses, uma corrente interna do DSA. O encontro teve como foco o tema “Construindo o partido no Brasil” e debateu a experiência de organização do PSOL como referência para fortalecer a construção do DSA enquanto uma alternativa para a classe trabalhadora dos Estados Unidos.
Nos próximos dias, vamos repercutir em nossas redes as demais agendas da FLCMF nos EUA. Além da presença de Mariana Riscali, a Fundação publica semanalmente uma coluna sobre a situação política do país, chamada “Estados Unidos Hoje”, incidindo e refletindo sobre as lutas da esquerda e a necessidade de derrotar Trump e a extrema direita.