Luana Alves propõe PL por ensino obrigatório da Lei Maria da Penha nas escolas
luana2

Luana Alves propõe PL por ensino obrigatório da Lei Maria da Penha nas escolas

Projeto de lei está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo; medida é ação de combate à violência da mulher a partir da conscientização na base da sociedade

Mandato Luana Alves 20 ago 2025, 10:08

Foto: Ascom Luana Alves/Divulgação

A vereadora Luana Alves (PSOL) propôs o ensino obrigatório da Lei Maria da Penha nas escolas, através do Projeto de Lei (PL) 891/2025. O projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de capacitar educadores para abordar o tema em sala de aula. A iniciativa faz parte das ações do “Agosto Lilás”, mês de conscientização da violência contra a mulher, e tem como principal objetivo ser uma ferramenta de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, combatendo já no ambiente escolar a perpetuação da cultura de violência de gênero. 

O PL prevê atividades nas escolas para conscientizar os estudantes sobre a Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher. O PL também estipula que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, deverá oferecer formação continuada e materiais pedagógicos para os educadores. O projeto incentiva ainda a participação de estudantes, familiares, representantes da comunidade e organizações da sociedade civil nas atividades.

Vale pontuar ainda que a abordagem dos temas relacionados à Lei Maria da Penha e à violência de gênero deverá ocorrer de forma interdisciplinar, em todos os ciclos de ensino, adaptando-se à faixa etária dos estudantes e à realidade local de cada comunidade escolar. O PL também respeita a autonomia pedagógica das escolas, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) é uma legislação brasileira imprescindível que visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar. Ela define a violência doméstica como crime e estabelece medidas para prevenir, punir e enfrentar a agressão. A lei foi criada em resposta aos casos de violência sofridos por Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de agressões do marido e cuja luta por justiça ganhou notoriedade. 

A lei abrange diferentes tipos de violência, incluindo a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. O juiz pode determinar medidas como o afastamento do agressor do lar, proibição de contato com a vítima e suspensão do porte de armas, além de encaminhamento da vítima a programas de proteção. A Lei Maria da Penha é um avanço significativo na proteção dos direitos das mulheres e no combate à violência doméstica no Brasil. Seu cumprimento e fortalecimento são essenciais para garantir um ambiente seguro e livre de violência para todas as mulheres. 


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores