Lutamos como nunca, perdemos como sempre
inss-0

Lutamos como nunca, perdemos como sempre

As eleições no Sindprevs-SC são o retrato das mazelas do sindicalismo cartorial, majoritário no movimento sindical. A prática continua sendo o critério da verdade

Márcio Vargas 28 ago 2025, 10:21

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O sindicalismo está combalido. Não mobiliza massas; a vanguarda é, cada vez mais, diminuta e as oligarquias não têm pudor para qualquer manobra que viabilize a manutenção, a qualquer custo, de suas pequenas benesses. Afinal, para esses grupelhos, a luta de classes que se f*da!

Existe uma diferença objetiva entre a hegemonia determinada por um grupo político capaz e determinado e outra: preguiçosa, viciosa e cafajeste. No primeiro, existe um objetivo estratégico, com flexibilidade tática na condução da política; no outro, trata-se apenas de vaidade, mesquinharia e avareza.

Sobretudo, as derrotas impostas por manobras evidentes e por manipulações quase veladas têm um limite. A luta de classes cobra caro, mesmo que a maior parcela da fatura caia na conta da base de trabalhadores. A conta chegará para direções ilegítimas.

As contradições do mundo do trabalho, mesmo na parcela minoritária de trabalhadores da Seguridade Social, são exacerbadíssimas. Não basta uma alta performance eleitoral forçada para alcançar a legitimidade. Aceitem: não existe dia seguinte para a “façanha”, tampouco as artimanhas serão relevadas.

A atual direção do Sindprevs-SC derrotou a oposição com uma proporção de 1 para 5 votos, com todos os expedientes previsíveis das burocracias sindicais. Seria obrigação dessa direção, se legítima fosse, encabeçar a organização de base para combater a reforma administrativa. Mas de onde menos se espera, não sairá nada!

Os setores acomodados na superestrutura sindical, sejam os cutistas, os lulistas disfarçados ou as correntes políticas meramente autoproclamatórias, não entenderam o que é um movimento de trabalhadores organizados a partir da base. Suas vitórias circunstanciais apenas prolongam um pouco mais o uso parasitário das entidades da classe, mas não garantem tranquilidade.

Diante da falência política desta oligarquia sindical, aumenta em prioridade a tarefa imediata da Oposição no Sindprevs-SC e na Fenasps: a organização da base para enfrentar o projeto neoliberal e a sua sanha imediata sobre a reforma administrativa, combatendo também o peleguismo governista com sua atuação patética.

Manteremos nosso coletivo atuante para organizar a luta contra a reforma administrativa, por serviço público de qualidade, com valorização dos trabalhadores que operam a política pública, e por democracia real, onde a classe trabalhadora decida!

Na luta de classes: é tudo ou nada!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores