Nota de Apoio à Greve dos Metroviários do Recife
IMG-20250814-WA0093

Nota de Apoio à Greve dos Metroviários do Recife

Categoria declarou greve de 24h contra a privatização

Metroviários do MES e da TLS 14 ago 2025, 20:00

Em solidariedade aos metroviários do Recife, que realizam hoje (14/08) uma greve de 24 horas, reafirmamos a urgência da luta contra a privatização dos sistemas metroferroviários no Brasil.

As privatizações servem apenas para garantir lucros astronômicos às grandes corporações, sem compromisso com a qualidade do serviço. O resultado é sempre o mesmo: aumentos abusivos nas tarifas, piora no atendimento à população e precarização da infraestrutura. Exemplos não faltam: em Belo Horizonte, desde a privatização do metrô no início de 2023, já ocorreram dois aumentos de tarifa; no Rio de Janeiro, privatizado desde os anos 1990, o metrô ostenta hoje a tarifa mais cara do país.

Durante a campanha presidencial de 2022, Lula se comprometeu a encerrar o ciclo de privatizações. No início de seu mandato, retirou diversas estatais da lista herdada do governo de extrema-direita de Bolsonaro. No entanto, permanecem na lista apenas a Trensurb e a CBTU, revelando o descaso do governo federal com o transporte público sobre trilhos. Mais grave ainda: a privatização do metrô de Belo Horizonte foi concluída já no atual governo, que homologou e entregou o serviço à iniciativa privada, mesmo após o leilão ter ocorrido na gestão anterior.

Enquanto no Brasil avança o desmonte do transporte público, experiências internacionais mostram que outro caminho é possível. Em Londres, um dos maiores sistemas metroferroviários do mundo, há um movimento de reestatização, reconhecendo que o controle estatal é essencial para garantir tarifas justas, qualidade e atendimento às necessidades da população.

Defender o transporte metroferroviário como direito do povo e não como mercadoria é uma tarefa urgente. A privatização no setor significa aumento de tarifas, queda na qualidade, demissões e ainda mais subsídios públicos para assegurar os lucros privados.

A greve dos metroviários do Recife é, portanto, uma luta de todos e todas: pela qualidade do serviço, pela dignidade dos trabalhadores e pela preservação de um transporte público sobre trilhos, acessível e eficiente.

Todo apoio à luta dos metroviários de Pernambuco! Não à privatização!


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 12 ago 2025

O plebiscito popular é uma ferramenta para defender os interesses do povo

O Plebiscito Popular responde às necessidades estratégicas de disputa do centro da agenda na sociedade e incentivo ao trabalho de base
O plebiscito popular é uma ferramenta para defender os interesses do povo
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores