Luciana Genro lança Frente em Defesa dos Camelôs no RS
Iniciativa do PSOL enfrenta racismo, violência policial e perseguição contra trabalhadores que lutam pelo sustento de suas famílias
Foto: Ascom Luciana Genro
Por iniciativa da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), a partir da solicitação de Juliano Fripp, presidente da União Nacional de Trabalhadores e Trabalhadores Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil (Unicab), foi oficializada a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Camelôs, Ambulantes e Feirantes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de garantir um espaço de representatividade para a categoria e fortalecer a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora no estado, a proposta cumpre a promessa feita por Luciana durante o lançamento de ação semelhante em nível municipal, conduzida pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) em Porto Alegre.
“Os camelôs, ambulantes e feirantes, assim como milhares de outros trabalhadores deste país, buscam garantir o sustento das suas famílias. Entretanto, enfrentam diariamente a perseguição e a insegurança no trabalho, sendo frequentemente invisibilizados pelo poder público e tratados como cidadãos de segunda categoria”, compartilhou Luciana Genro.
Entre as formas mais comuns de violência enfrentadas por eles destacam-se a xenofobia, que atinge particularmente os camelôs senegaleses que atuam em Porto Alegre e na região metropolitana, o racismo estrutural e a violência física, que muitas vezes se manifesta de forma brutal.
Luciana Genro relembra que esses preconceitos não se limitam a ofensas ou exclusão simbólica, mas se traduzem em consequências concretas e graves para a vida dessas pessoas. Uma das expressões mais alarmantes desse quadro é a violência policial, relatada repetidamente pelos representantes da categoria nos diversos encontros já promovidos pelo mandato. Homens e mulheres que apenas buscam garantir o sustento de suas famílias são submetidos a perseguições, agressões físicas, apreensão injusta de mercadorias e intimidações constantes por parte de agentes do Estado.
Para a deputada, tais práticas não podem ser naturalizadas, pois revelam um quadro de violação sistemática de direitos humanos e exigem respostas firmes da sociedade e do parlamento.
“Nosso compromisso é transformar essa realidade por meio da luta política e da elaboração de leis que garantam segurança, reconhecimento e sustentabilidade”, defendeu a parlamentar.
O próximo passo será a ampliação da articulação para a esfera federal, com a criação de uma frente semelhante pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) em Brasília.
“Assim como conquistamos em Porto Alegre com a iniciativa do vereador Roberto Robaina, agora trazemos essa luta para o Parlamento gaúcho e, junto da deputada Fernanda Melchionna, vamos ampliar para a esfera federal, porque esta é uma batalha nacional”, pontuou Luciana Genro ao destacar o comprometimento do PSOL com a categoria.
A partir da atuação dos três parlamentares na pauta, os cerca de 90 trabalhadores vinculados à Associação Feira Rua da Praia (ASFERAP), após mais de duas décadas de luta, não apenas garantiram o seu espaço de trabalho na Expointer, em Esteio, como, através de uma emenda da deputada Fernanda Melchionna, adquiriram toldos que viabilizaram a permanência com segurança e dignidade durante os nove dias de feira. O material, que agora pertence à ASFERAP, será reutilizado nos eventos que contarão com a participação dos ambulantes.
“Esse era um desejo há anos dos ambulantes que atuam no evento. Sempre fomos ameaçados, sempre nos diziam que não iríamos participar da feira, mas, com a ajuda dos parlamentares, conquistamos nosso espaço e iremos conquistar ainda muito mais. Essa é só mais uma etapa da nossa luta. Seguiremos mobilizados em busca dos nossos direitos ao lado do PSOL”, garantiu Juliano Fripp.