Pressão das ruas enterra PEC da Blindagem no Senado
PEC da Bandidagem

Pressão das ruas enterra PEC da Blindagem no Senado

Mobilização popular derrota tentativa de parlamentares de garantir impunidade e transformar o Congresso em abrigo para criminosos

Redação da Revista Movimento 24 set 2025, 15:10

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A mobilização popular que tomou conta das ruas no último domingo mostrou sua força. A chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara com o apoio massivo do centrão e da extrema direita, foi enterrada nesta quarta-feira (24) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Por unanimidade, os 26 senadores presentes rejeitaram a proposta, considerada um dos maiores ataques à democracia e à transparência nos últimos anos.

Relator da matéria, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) foi categórico ao denunciar as intenções por trás do projeto:

“O que efetivamente se pretende não é dar condições plenas aos parlamentares para exercerem sua atividade-fim, mas blindá-los das penas e demais consequências legais do cometimento de crimes das mais variadas espécies”. Para ele, aprovar a PEC seria “deixar as portas abertas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos”.

A proposta previa a suspensão de processos contra deputados e senadores sem autorização do Congresso, voto secreto em decisões dessa natureza, além da blindagem até mesmo a presidentes de partidos – transformando partidos pequenos em potenciais escudos de facções criminosas. 

“A consequência seria organizações criminosas se apropriarem de partidos pequenos, protegendo seus líderes contra a Justiça”, alertaram senadores durante a sessão.

Vieira lembrou ainda o histórico de impunidade quando vigorou regra semelhante, entre 1988 e 2001. Nesse período, 300 pedidos de abertura de processos contra parlamentares foram avaliados, mas apenas um foi autorizado – contra um deputado ligado ao tráfico de drogas.

O poder das ruas

A pressão das ruas foi decisiva. Protestos em dezenas de cidades brasileiras, organizados por movimentos sociais, partidos de esquerda e coletivos democráticos, mostraram a indignação da população com a tentativa de institucionalizar privilégios e imunidades abusivas. Até mesmo parlamentares da direita, como Jorge Seif (PL-SC), reconheceram o peso da pressão popular.

 “Houve muita pressão da população catarinense principalmente via redes sociais”, admitiu ao recuar de uma proposta alternativa.

A deputada federal Fernanda Melchionna celebrou o recuo unânime no Senado, depois da aprovação vergonhosa na Câmara, valorizando a vitória concreta da luta popular.

“Ela foi fundamental para barrar a tramitação desta proposta absurda. Isso é muito importante, é uma sinalização de que votar vale a pena Agora é seguir pressionando nas ruas para enterrarmos também o PL da Anistia”, afirmou,

Com a decisão da CCJ, a PEC da Blindagem está arquivada e não há possibilidade de recurso. Nas ruas e no Parlamento, a mensagem ficou clara: a sociedade brasileira não aceitará retrocessos que transformem a democracia em salvo-conduto para corruptos, criminosos e políticos dispostos a usar o mandato para escapar da Justiça.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 25 set 2025

As ruas falam. A situação se agudiza. Construir Força Militante.

Um novo clima político se estabelece, com a entrada em cena das ruas, vocalizando uma maioria social contra o golpismo e a impunidade
As ruas falam. A situação se agudiza. Construir Força Militante.
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores