Ato defende mandato de Professora Angela
Professora ânela

Ato defende mandato de Professora Angela

Mesmo com parecer favorável do MP, vereadora do PSOL enfrenta processo político por abordar política de drogas sob a ótica da saúde pública; deputados federais engrossam apoio em manifestação marcada para 13 de outubro

Tatiana Py Dutra 8 out 2025, 09:02

Foto: Arquivo/CMC

Em meio a um cenário de crescente criminalização do pensamento crítico e do avanço conservador nas instituições, a vereadora Professora Angela (PSOL), de Curitiba, convocou um ato público em defesa de seu mandato para o próximo 13 de outubro, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção (Fetraconspar). A parlamentar enfrenta uma Comissão Processante na Câmara Municipal, acusada de “apologia às drogas” durante uma audiência pública realizada em 5 de agosto.

A denúncia, movida por vereadores da base bolsonarista, se apoia em uma suposta distribuição de panfletos “ensinando” o uso de drogas. A vereadora contesta as acusações e afirma que o material apresentado durante a audiência faz parte de políticas de redução de danos amplamente reconhecidas por entidades de saúde pública. “O evento tinha caráter educativo, não de incentivo ao consumo. Estão tentando criminalizar o debate e silenciar mandatos comprometidos com os direitos humanos”, declarou.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR), inclusive, já pediu o arquivamento do caso. Em parecer, a promotora de Justiça Maria Natalina Nogueira de Magalhães Santarosa destacou que “não houve induzimento, instigação ou auxílio ao uso de drogas, havendo tão somente a mensagem de que o uso faz mal, mas há estratégias a serem adotadas para diminuir o mal causado pelo consumo”. Para ela, o caso deve ser enquadrado na imunidade parlamentar, que garante aos eleitos o direito de expressar suas opiniões no exercício do mandato.

Ainda assim, o parecer do MP foi ignorado pela Comissão Processante da Câmara, que mantém o processo e deve levar o julgamento a plenário até o fim de outubro. Na última semana, testemunhas de defesa foram ouvidas no Processo Ético Disciplinar 1/2025-CP.

O ato do dia 13 pretende denunciar a perseguição política contra a vereadora e defender o direito à livre expressão parlamentar. Entre os presentes estarão Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) – também alvo de tentativa de cassação no Congresso —-, o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR), que recentemente reverteu judicialmente uma punição política na Alep, e o militante Jones Manoel.

Em nota de convocação, Professora Angela afirmou: “Não vamos aceitar que mecanismos institucionais sejam usados para silenciar quem luta pelos interesses da classe trabalhadora.”

Para apoiadores da vereadora, o caso exemplifica o uso de instrumentos legislativos para atacar mandatos progressistas e intimidar parlamentares de esquerda que ousam pautar temas incômodos, como a política de drogas sob uma perspectiva humanista e de saúde pública.

Enquanto a Câmara de Curitiba avança num processo que o Ministério Público já considerou infundado, o ato do dia 13 deve transformar-se em um grito coletivo pela democracia, pela liberdade de expressão e contra a perseguição política.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores