Noite sob cerco: Israel usa navios, drones e submarinos para intimidar a Global Sumud Flotilla
flotilha da liberdade2

Noite sob cerco: Israel usa navios, drones e submarinos para intimidar a Global Sumud Flotilla

Em águas internacionais, embarcações humanitárias sofreram horas de assédio militar israelense – um ato ilegal e de guerra contra quem ousa levar solidariedade ao povo palestino

Tatiana Py Dutra 1 out 2025, 10:26

Foto: Global Sumud Flotilla/Diulgação

A madrugada desta quarta-feira (1º) ficará marcada como uma das mais tensas da jornada da Global Sumud Flotilla, missão internacional de solidariedade que busca romper o bloqueio criminoso imposto por Israel à Faixa de Gaza. Nas horas mais silenciosas da noite, os barcos que transportam ativistas, médicos, parlamentares e toneladas de ajuda humanitária foram cercados por navios de guerra, sobrevoados por drones e até intimidados por submarinos israelenses.

Os relatos surgiram em tempo real pelas redes sociais. A vereadora Mariana Conti, do MES-PSOL, publicou vídeos em que denuncia o ataque de drones sobre as embarcações, descrevendo a ação como uma “tentativa de intimidação e sabotagem contra uma missão humanitária em águas internacionais”. 

Também presente na flotilla, a presidente do PSOL-RS, Gabi Tolotti, também do Movimento Esquerda Socialista,  registrou que a madrugada foi “desafiadora e intensa”, mas reafirmou a determinação do grupo: “seguimos firmes rumo a Gaza”.

Intimidação em alto-mar

Segundo relatos de bordo e confirmados por veículos internacionais como Reuters e The Guardian, navios militares israelenses se aproximaram perigosamente das embarcações civis, em manobras de risco que colocaram em alerta máximo a tripulação. Em alguns momentos, as comunicações entre os barcos Alma e Sirius foram interrompidas, justamente quando navios não identificados, alguns com luzes apagadas, circulavam ao redor.

O cerco não parou aí: drones militares sobrevoaram em baixa altitude, lançando explosões luminosas e substâncias desconhecidas sobre os barcos. Em paralelo, submarinos emergiram em manobras intimidatórias, iluminando a água em torno da flotilla, numa demonstração explícita de força militar contra ativistas desarmados.

“Estamos diante de um crime de guerra em andamento. Interceptar barcos civis em águas internacionais não é apenas ilegal: é uma afronta direta ao direito humanitário”, destacou a vereadora Mariana Conti em suas redes.

Um ataque contra a solidariedade

A Global Sumud Flotilla reúne embarcações vindas de diferentes países, entre eles o Brasil, e carrega toneladas de suprimentos destinados à população de Gaza, que enfrenta um cerco cada vez mais brutal. Desde 2007, Israel controla as entradas e saídas do território palestino, submetendo mais de dois milhões de pessoas a um regime de fome, destruição e ausência de direitos.

Ao atacar a flotilla, Israel não apenas desafia convenções internacionais – como a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar – mas também tenta deslegitimar a solidariedade internacional. 

“Essas pessoas não estão armadas. O que Israel teme não são foguetes, mas a denúncia da sua política genocida contra Gaza”, afirmou um dos coordenadores da missão ao portal Esquerda Diário.

Repercussão mundial

O episódio gerou indignação global. Organizações de direitos humanos e movimentos sociais denunciaram que Israel intensifica sua política de intimidação em um momento em que a flotilla ganha apoio internacional crescente. Países como Turquia, Noruega e Irlanda já anunciaram iniciativas diplomáticas para pressionar pelo respeito ao direito de navegação e à missão humanitária. Além disso, outros governos estudam enviar embarcações para escoltar a flotilla, ampliando o constrangimento sobre Tel Aviv.

Apesar das ameaças, a Global Sumud insiste em avançar. “Não nos calarão. Gaza não está sozinha”, declararam os ativistas em nota coletiva. Desde ontem, o mundo pode acompanhar imagens do avanço da caravana em tempo real, pelo YouTube, neste link.

A força da resistência

O ataque da madrugada reforça o contraste entre a violência de um Estado armado até os dentes e a coragem de civis que escolheram arriscar a própria vida em nome da justiça. Enquanto drones, navios e submarinos buscavam impor medo, a flotilla respondia com gritos de resistência e cânticos de solidariedade.

Mais do que um episódio isolado, a madrugada de terror expõe a lógica de Israel: sufocar qualquer gesto de apoio ao povo palestino. Mas também evidencia algo que o exército israelense não pode controlar: a crescente rede internacional de solidariedade que, a cada dia, denuncia e desafia o genocídio em Gaza.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 30 set 2025

Se toca um, toca todos – O Brasil deve proteger seus cidadãos na Flotilha

Os olhos do mundo estão em Gaza; os olhos do Brasil sobre a Flotilla, cuja delegação brasileira enfrenta agora os maiores riscos ao chegar na zona vermelha a 150 milhas de Gaza
Se toca um, toca todos – O Brasil deve proteger seus cidadãos na Flotilha
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores