Aprovado projeto que pune “cura gay” no DF
Marcha_das_Vadias_-_Brasilia_DF_9110870215

Aprovado projeto que pune “cura gay” no DF

Pela primeira vez na história do Brasil, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou projeto que prevê sanções para quem praticar as “terapias de conversão” contra pessoas LGBTQIA+

Redação da Revista Movimento 3 dez 2025, 11:17

Foto: Wikimedia Commons

Conquista pioneira no Brasil: a Câmara Legislativa do Distrito Federal acaba de aprovar, na noite desta terça-feira, dia 2, o Projeto de Lei Nº 323/2023 que prevê sanções para quem praticar as “terapias de conversão” contra pessoas LGBTQIA+ no DF, mais conhecida como “cura gay”. A iniciativa é do deputado distrital Fábio Felix (PSOL).

O projeto prevê punição para estabelecimentos e profissionais que adotarem práticas com o intuito de reprimir a orientação sexual e a identidade de gênero de pessoas LGBTQIA+. As penalidades previstas vão de multas – que podem chegar até 10 salários mínimos – a perda de cargos públicos e a responsabilização de profissionais pelo Órgão de Classe.

“Essa é uma conquista histórica. Estamos falando da proibição de uma prática extremamente violenta contra as pessoas LGBTQIA+. Além da tortura física e psicológica, as vítimas desse tipo de ‘terapia’ são submetidas a tratamento degradante e à violação da sua dignidade. As consequências emocionais são brutais e desumanas. Essa vitória é um importante passo para a proteção dos direitos humanos da comunidade LGBTQIA+”, declara Fábio Felix.

Embora proibida, ‘cura gay’ continua sendo praticada no Brasil

Em 1999, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) decidiu que estes profissionais não podem ceder ou participar de eventos e “tratamentos” com o objetivo de “reversão da homossexualidade”. A resolução do CFP proíbe, ainda, que psicólogos reforcem a LGBTfobia por meio de associações entre orientação sexual ou identidade de gênero a transtornos psicológicos. Contudo, apesar dessa medida, ainda são ouvidos relatos de pessoas LGBTQIA+ que foram submetidas aos esforços de correção.

Os esforços de correção consistem em tratamento, serviços e atividades destinados a tentar reprimir a orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero de uma pessoa. Tais práticas assumem inúmeras formas, incluindo o aconselhamento para mudança comportamental.

“Estamos falando de práticas extremamente nocivas, discriminatórias e
comprovadamente prejudiciais ao bem-estar físico, mental e social da vítima”, destaca trecho do projeto aprovado.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 25 nov 2025

Finalmente, Bolsonaro atrás das grades

O bolsonarismo só pode ser derrotado com a luta "a quente"
Finalmente, Bolsonaro atrás das grades
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores