Jersey City elege socialistas pela primeira vez em mais de 100 anos

Jersey City elege socialistas pela primeira vez em mais de 100 anos

Em Jesery City, separada de Nova York apenas pelo rio Hudson, dois candidatos do Democratic Socialists of America (DSA) foram eleitos para a Câmara Municipal, rompendo um tabu de mais de um século sem que socialistas ocupassem assentos no Legislativo local

Estados Unidos Hoje da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco

Mais eleições locais ocorreram nos Estados Unidos na última terça-feira (2). No Tennessee, a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados voltou a indicar o desgaste do trumpismo: embora o candidato republicano tenha vencido, sua margem foi de apenas 8% dos votos, bem menor que a de Trump, que havia ganhado no estado, um ano antes, com 22 pontos de vantagem.

O principal destaque do dia, porém, veio de Jersey City, separada de Nova York apenas pelo rio Hudson e a segunda cidade mais populosa de New Jersey. Ali, dois candidatos do Democratic Socialists of America (DSA) foram eleitos para a Câmara Municipal, rompendo um tabu de mais de um século sem que socialistas ocupassem assentos no Legislativo local.

Jake Ephros e Joel Brooks organizaram campanhas-movimento capazes de enfrentar e derrotar verdadeiras máquinas políticas, além de interesses financeiros locais e nacionais. Ambos já haviam surpreendido no primeiro turno, em novembro, e agora consolidaram a vitória no segundo. Vale destacar que Ephros e Brooks concorreram como independentes — e não como membros do Partido Democrata — apresentando-se abertamente como candidatos do DSA.

Entre os dois, Ephros era o estreante: aos 30 anos, é professor, militante sindical, internacionalista e socialista, além de integrante do Bread and Roses (Pão e Rosas). Sua campanha adotou a chamada “tática 1-2-3-4” (https://socialistcall.com/2022/10/20/nyc-dsa-building-a-party-1234-plan/), criada pelo caucus para fortalecer candidaturas independentes e socialistas que contribuam para afirmar o DSA como um protopartido.  

Nossa coluna conversou com Sâmela Guimarães, uma professora brasileira residente em Jersey City. Ela mora no distrito eleitoral de Ward D, onde Ephros foi eleito, e atuou como voluntária na campanha. Sâmela relatou:

“Como moradora do bairro, foi inédito e muito significativo ver tanta gente nas ruas fazendo campanha de porta em porta e convencendo os vizinhos a saírem de casa para votar, especialmente porque aqui o voto não é obrigatório. Toda a campanha de Jake Ephros, do início ao fim, foi organizada por voluntários que se empenharam faça sol ou chuva, movidos pela crença em suas propostas para uma Jersey City mais popular.

Jake defende o house rent control, um mecanismo de controle de aluguéis residenciais que protege os inquilinos contra aumentos abusivos. A questão dos aluguéis exorbitantes e da especulação imobiliária por grandes corporações ainda exigirá muita luta e debate. É uma pauta que Zohran também destacou fortemente em sua campanha em Nova York, duas cidades geograficamente próximas e marcadas por problemas semelhantes. Outro compromisso de Jake, compartilhado por Zohran, é enfrentar as investidas do ICE contra os imigrantes que vivem na cidade.

Com a vitória de Jake Ephros e Joel Brooks, mais de um século depois, socialistas democráticos voltam a ser eleitos em Nova Jersey, marcando um momento histórico.”

As vitórias em Jersey City revelam, mais uma vez, o espaço crescente nos Estados Unidos para uma política independente, comprometida com os trabalhadores, com os direitos sociais e com o socialismo. No plano eleitoral, esse espaço representa hoje uma das principais apostas para enfrentar o trumpismo nas próximas eleições de meio de mandato.  


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 05 dez 2025

As facções vestem terno – do caso do Banco Master ao Refit

A forma de combater a linha da extrema direita é fortalecer o embate contra o crime organizado, a partir de uma perspectiva realista: que mire os donos do poder, os bilionários como Vorcaro e Magro, suas intrínsecas relações com agentes públicos
As facções vestem terno – do caso do Banco Master ao Refit
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores