Repúdio à agressão dos EUA à Venezuela
logo_antifa

Repúdio à agressão dos EUA à Venezuela

Comitê antifascista denuncia bloqueio, assassinatos extrajudiciais e ameaça de mudança de regime promovidos pelos EUA, e convoca solidariedade internacional em defesa da soberania da Venezuela e da América Latina

O Comitê Local Organizador da “Ia Conferência Internacional Antifascista Pela Soberania dos Povos” manifesta o seu mais veemente repúdio à agressão dos Estados Unidos contra o povo venezuelano, fechando o espaço aéreo da Venezuela e realizando o bloqueio naval do país, ao mesmo tempo que se apropriam dos navios e do petróleo venezuelano que eles transportam para Cuba e para outros países.

Onde está a tão cínica “liberdade de navegação”, proclamada pelos EUA para justificar o patrulhamento de todos os mares e oceanos por suas sete frotas navais?

A isso se soma o ataque a barcos civis venezuelano e a execução sumária de mais de 80 cidadãos venezuelanos sob a acusação – sem qualquer prova – de que são “narcotraficantes”, o que configura “assassinatos extrajudiciais”, de caráter extraterritorial.

Não menos grave é a autorização dada pelo presidente dos EUA aos seus serviços secretos e às forças armadas para assassinarem o Presidente Nicolas Maduro e realizarem uma “mudança de regime” na Venezuela.

Causa estupor, ainda, as declarações de Donald Trump de que o petróleo e as riquezas minerais da Venezuela pertencem ao Estados Unidos e por eles serão tomadas.

Trata-se de uma postura neocolonial, de saque e rapina, que viola descaradamente o Direito Internacional, à Carta da ONU, à soberania de cada país sobre o seu espaço aéreo e à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Esclareça-se que não existe qualquer declaração de guerra dos EUA contra a Venezuela – o que só pode ser feito através de decisão do Congresso.

Essas agressões abertas e ilegais dos Estados Unidos à Venezuela são feitas na expectativa de que ela reaja defensivamente, para então fazer-se de “vítima” e atacá-la por todos os meios possíveis, criando um grave conflito militar nas Américas, declaradas por seus países “Zona de Paz”.

A nova “Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos”, recém divulgada, deixa claro que o alvo não é unicamente a Venezuela, mas toda a América Latina – considerada “pátio traseiro” dos EUA –, que deve ser saqueada, tendo por base a famigerada “Doutrina Monroe”, atualizada com o “corolário Trump”.
Se a Venezuela for submetida, toda a América Latina será o próximo alvo!

Por tudo isso, não só denunciamos e repudiamos a agressão estadunidense ao irmão povo venezuelano, como conclamamos todos os povos e nações exploradas e oprimidas a cerrarem fileiras na sua defesa.
E convidamos todos e todas a se somarem à “I Conferência Internacional Antifascista Pela Soberania dos Povos”, a realizar-se em Porto Alegre, Brasil, entre 26 e 29 de março de 2026, onde buscaremos construir uma grande articulação mundial, de caráter antifascista e antiimperialista para melhor resistirmos a essas agressões.

Porto Alegre, 19 de dezembro de 2025
Comitê Local Organizador da I Conferência Internacional Antifascista Pela Soberania dos Povos
SOMOS TODOS VENEZUELA!
TRUMP, TIRE AS SUAS MÃOS DA AMÉRICA LATINA!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 17 dez 2025

A rota de Trump na América Latina e no Brasil

A ofensiva de Trump e do imperialismo sobre a América Latina
A rota de Trump na América Latina e no Brasil
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores