URGENTE! Parar a agressão imperialista contra a Venezuela!
protesto_guaido_caracasabr_060420193675

URGENTE! Parar a agressão imperialista contra a Venezuela!

Declaração da IV Internacional sobre as recentes agressões imperialistas contra a Venezuela e o sequestro do presidente Nicolás Maduro

O governo de Donald Trump realizou um ataque aéreo militar contra alvos específicos em território venezuelano, ou seja, ataques com bombas a edifícios oficiais e bases militares do país. O evento, inédito no continente há mais de três décadas, constitui uma violação flagrante da soberania venezuelana, da América Latina como um todo e dos princípios mais elementares do direito internacional.

Durante as primeiras horas da madrugada de sábado, 3 de janeiro, bombardeios e explosões em Caracas e em outros dois estados da Venezuela serviram como cortina de fumaça para prender e sequestrar o presidente Nicolás Maduro, como o próprio Trump confessou em sua conta na rede Truth Social. Ainda não foi comprovado o destino do presidente, muito menos se houve colaboração interna e quais desses setores poderiam ter colaborado para conseguir a captura de Maduro.

A indefinição sobre o futuro do país torna mais urgente do que nunca que todas as forças progressistas, democráticas, socialistas e revolucionárias lancem um movimento internacional contra a agressão imperialista e pelo direito do povo venezuelano de decidir sobre seu destino de forma autônoma e soberana.

Independentemente da opinião ou posição sobre o regime do presidente aparentemente deposto, a intervenção imperialista não é uma saída para o sofrido povo da Venezuela, os povos da América Latina e qualquer outro oprimido pelo imperialismo em todo o mundo. Essa intervenção sempre foi e continua sendo contrária aos seus interesses. Ela só pode levar à morte, à opressão e à injustiça.

A campanha mundial necessária deve incluir mobilizações e concentrações em frente às embaixadas americanas em cada país, como uma demonstração da unidade dos povos contra as agressões imperialistas como a atual.

A IV Internacional se solidariza com o povo e a classe trabalhadora venezuelana e exige a retirada imediata do destacamento militar que, nos últimos meses, mantém uma imensa força militar dos EUA no Caribe. Exigimos a libertação de Nicolás Maduro e de sua esposa Cilia Adela Flores — somente o povo venezuelano tem o poder de eleger e destituir seus governos.

Exigimos o fim da agressão militar e o respeito à soberania territorial e política da Venezuela e de toda a América Latina!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 24 dez 2025

Longe é um lugar que não existe

Os desafios de 2026, ano eleitoral no Brasil, devem ser encarados a partir das lições das lutas presentes em 2025
Longe é um lugar que não existe
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores