Solidariedade ao movimento Renoci.do pela prisão das ativistas Ana Belique e Maribel Nuñes em ato contra racismo

Nota da Secretaria de Relações Internacionais do Partido Socialismo e Liberdade.

Na última manhã de terça-feira dia 09 de junho, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, lideranças do movimento Reconoci.do por direitos humanos de dominicanos com ascendência haitiana foram detidas de forma agressiva em intervenção militarizada durante o protesto contra o racismo organizado em solidariedade à morte brutal de George Floyd nos Estados Unidos.

A morte de George Floyd foi tortura e assassinato racista e manifestações antirracistas vem ganhando força no mundo todo em meio à pandemia, como uma grande insurreição que não se via há décadas, desde a morte do ativista político por direitos civis, Martin Luther King em 1969.

Na República Dominicana a luta antirracista é bastante dura, pois se combina com o ódio ultranacionalista contra os haitianos. Em 2016 a justiça dominicana determinou que filhos de haitianos nascidos a partir de 1929 não teriam direito a nacionalidade, tornando apátridas cerca de quatro gerações de famílias de trabalhadores que vivem na República Dominicana. O movimento Reconoci.do vem lutando pela promoção de direitos humanos e uma integração real, completa e eficaz dos dominicanos de ascendência haitiana na sociedade dominicana. Naquele país, se manifestar contra o assassinato racista de George Floyd é um ato de coragem coletiva que demonstra que a resistência antirracista está viva mesmo nos contextos mais contraditórios e com ostensiva política de silenciamento da luta de negras e negros.

Toda a solidariedade ao movimento Reconoci.do e às suas ativistas Ana Belique e Maribel Nuñes, que são exemplos de inspiração internacional pela coragem incansável pelo direito de existir negras e negros dominicanos de ascendência haitianas!


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão