Eleição, pandemia e algumas perspectivas

Economia e saúde pública devem nortear os debates municipais.

Rigler Aragão 1 jul 2020, 15:08

Estamos nos aproximando das eleições municipais de 2020, mesmo que estejamos em meio a pandemia as eleições ocorrerão este ano. A pandemia secundarizou, até o momento, o debate eleitoral, e não é para menos, o mundo todo está sendo afetado. No Brasil, nosso cenário se torna mais dramático devido a irresponsabilidade do presidente, que potencializa os efeitos da pandemia, combinado com o oportunismo dos prefeitos e governadores, criando um ambiente de morte para a população mais pobre, não é à toa que estamos chegando a 60 mil mortes.

Um dos principais debates destas eleições será a saúde pública. A pandemia demonstrou que as políticas privatistas que terceirizaram, sucatearam os equipamentos de saúde público e desvalorizaram profissionais da saúde, para fortalecimento do setor privado, foram os principais causadores do caos nos hospitais. É necessário que o povo faça um balaço das ações que cada prefeito tomou, antes e durante a pandemia.

Pois, a pandemia evidenciou os interesses que influenciam e dominam as gestões municipais, poucas ações foram realizadas para defender os trabalhadores mais vulneráveis, trabalhadores informais, artistas, desempregados e camponeses. A manutenção ou reabertura de serviços não essenciais é a prova disso, os prefeitos, mesmo sabendo dos riscos à saúde, optaram por manter as atividades tendo clareza que os empregos não se manteriam e a crise econômica só aumentaria, isso é uma forma de lavar as mão e fazer o jogo de empresários, melhor dizendo, fazer o jogo de quem financia campanha eleitoral.

Portanto o poder local, a gestão municipal, não é neutra, suas ações estão sob forte influência dos setores que detêm o poder econômico (industriais, banqueiros, grandes comerciantes, latifundiário e o setor imobiliário). A sociedade não é homogênea, ela se apresenta dividida em classes sociais que possuem interesses antagônicos e contraditórios. Uma das consequências é a desigualdade expressa nas periferias, espaços de segregação social sem acesso a equipamentos de saúde, educação, transporte, cultura e lazer. Essa desigualdade é reproduzia cotidianamente, um círculo vicioso de exclusão social que se aprofunda com as políticas neoliberais em todo país.

As eleições é momento de debater a realidade concreta. O povo não pode continuar sendo excluído do poder, a maioria das gestões municipais são tecnocratas, desconsideram que o povo tem muito a contribuir com as soluções de problemas da cidade, acreditam que apenas uma equipe de técnicos pode desenvolver soluções. A maioria dos conselhos municipais são biônicos, formados por pseudorrepresentantes dos trabalhadores e movimentos populares, onde a maioria é garantida pela própria gestão e que não têm poderes deliberativos, são apenas para cumprir formalidade. É possível acreditar na experiência que as mulheres e o movimento negro vem desenvolvimento e aglutinando força nas escolas, universidades e na periferia, são movimentos que podem determinar o cenário político e assumir o protagonismo com candidaturas autenticas e com maior peso de reivindicação de participação na elaboração de políticas públicas.

Um outro ponto importante para as eleições, é a questão de como ativar a economia local e gerar renda. A crise econômica continuará afetando a geração de emprego, levará um bom tempo para chegarmos a níveis anterior a pandemia. Por isso, será necessária uma forte política de geração de renda, o governo local não poderá esperar que a iniciativa privada ou que as pessoas individualmente se virem. É preciso que disponha de recursos públicos para articular cooperativas de trabalhadores, intensifique o investimento em infraestrutura para gerar emprego e ações articuladas de cultura, turismo, esporte e lazer envolvendo trabalhadores informais, artistas locais, grupos esportivos e culturais. São algumas ações que podem impactar na economia local e gerar emprego e renda, por isso, a importância das próximas eleições municipais.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão