Tailândia: O movimento de massas contra a Junta militar avança a passos agigantados

Nova geração viu que impulsionar reformas dentro do sistema parlamentar não serviu para nada.

Giles Ji Ungpakorn 7 set 2020, 16:20

Como começou? As razões pelas quais os estudantes começaram a reviver os protestos a favor da democracia é que esta nova geração viu que impulsionar reformas dentro do sistema parlamentar não serviu para nada. Os partidos de oposição e os políticos foram reprimidos pelos tribunais controlados pelos militares. A Junta militar tem e segue utilizando descaradamente o Covid como desculpa para tratar de proibir os protestos. Qualquer um que fale é intimidado por agentes de segurança e os exilados políticos em países vizinhos foram assassinados por esquadrões da morte militares. A economia é um desastre e os jovens têm poucas esperanças de futuro. De fato, compartilham estes sentimentos de raiva e frustração com mais da metade da população adulta que votou contra o partido militar nas últimas eleições fraudulentas. A diferença é que os jovens não se veem paralisados pelo medo que aflige os ativistas mais velhos que sofreram a repressão militar. Não se trata somente de estudantes universitários. Estão se somando estudantes secundaristas, frequentemente de escolas de elite. Os ativistas LGBT também participaram abertamente como tal contra a junta.

O melhor para entender a continuidade do movimento social pró-democracia desde o golpe de 2006 é vê-lo como uma sucessão de diferentes grupos que vão aparecendo e tomando a iniciativa. Agora é a vez dos jovens [Ver “Papel dos movimentos sociais tailandeses na democratização”].

Até agora, o avanço mais significativo é a criação da organização “Gente livre”. O objetivo é expandir o movimento à gente trabalhadora comum para além dos estudantes e dos jovens. Tem 3 reivindicações prioritárias: o fim da intimidação aos ativistas, a reforma da constituição e a dissolução do parlamento. A gente está farta de eleições fraudulentas, de senadores designados e do sistema de “Democracia Guiada” orquestrado pelos militares. [Ver Democracia guiada depois das eleições fraudulentas de 2019  ].

Desde que o advogado ativista Anon Numpa deu um passo à frente e apresentou uma série de críticas ao rei Wachiralongkorn, a indignação subjacente pelo comportamento e pela arrogância do novo rei idiota saiu à luz. O povo está indignado pelas leis que impedem que a monarquia seja criticada e que preste contas. Estão indignados porque o rei passa o tempo em seu harém na Alemanha e muda a constituição para lhe permitir residir fora do país sem obstáculos. Estão indignados porque reformou a constituição para por sob seu controle centralizado toda a riqueza associada com a monarquia. As demais reivindicações do protesto massivo da Universidade Thammasart em 10 de agosto refletem o sentimento de que a própria monarquia deve ser reformada e seus privilégios cortados. Estes avanços são bem-vindos.

Alguns exilados políticos no estrangeiro fomentam a opinião de que a Tailândia é uma “monarquia absoluta”. Nada mais longe da verdade. O movimento não deve superestimar o poder do rei. Tem muito pouco poder e é uma ferramenta voluntária dos militares e os conservadores, mais inclusive que seu débil pai. Portanto, as sugestões de que boicotar as cerimônias reais de distribuição de títulos seria suficiente para derrubar o regime são ilusórias. [Ver: “Absolutismo”   e Pode um governante absoluto ter o poder desde o estrangeiro?].

Ainda que as muito justas críticas à monarquia podem debilitar a junta e acelerar a muito demorada conversão da Tailândia em república, o exército e sua ditadura parlamentar seguem sendo o principal inimigo da democracia tailandesa e ainda se necessita construir um forte movimento de massas para derrubar a Junta militar. Os trabalhadores devem participar nesse movimento. Os acontecimentos posteriores à Segunda Guerra Mundial mostram que as ditaduras militares tailandesas podem manter o poder sem apoiar-se na monarquia. Necessitamos uma república socialista na Tailândia.

A concentração no Monumento à Democracia em Bangkok em 16 de agosto foi um grande êxito: uma multidão de 50 000 pessoas acudiu para mostrar sua indignação pela manutenção da ditadura parlamentar do Generalíssimo Prayut e o comportamento do rei Wachiralongkorn. O protesto foi organizado pela organização “Gente Livre”.

Pela primeira vez desde que os militares e o Partido Democrata assassinaram a sangue frio os “Camisas vermelhas” do movimento pró-democracia em 2010, estes ativistas e pessoas mais velhas se uniram aos estudantes nos protestos. Os “Camisas vermelhas” foram convidados especificamente para assistir a um ato estudantil alguns dias antes na Universidade de Chulalongkorn.

O movimento deve manter o impulso e se estender a todos os setores da população, especialmente aos trabalhadores organizados. Os sindicalistas progressistas estavam no protesto, mas os trabalhadores organizados devem sair à luz e estar preparados para convocar uma greve se é necessário.

Muitos líderes ativistas enfrentam processos judiciais e o movimento deve insistir em que todas as acusações sejam retiradas de imediato.

Póschoque

Na segunda-feira seguinte a este grande protesto, os estudantes secundaristas de centenas de escolas de todo o país desafiaram os professores para realizar protestos levantando os “3 dedos” contra a ditadura durante o canto obrigatório do hino nacional ao içar a bandeira tailandesa antes das aulas.

Na quarta-feira, 19 de agosto, centenas de estudantes secundaristas manifestaram em frente ao ministério de educação depois de que o ministro os ameaçasse. Tentou se dirigir à multidão de estudantes mas foi impedido com gritos de “lacaio da ditadura” e fortes apupos. Este ministro em concreto participou numa turba reacionária que com vaias e caçarolas ajudou à atual junta a chegar ao poder.

Artigo originalmente publicado em Uglytruth-Thailand. Reprodução da tradução realizada por Charles Rosa para o Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão