Fernanda Melchionna pede providências ao Ministério Público Federal sobre disseminação de fake news a respeito de vacinas para o Covid-19

Denúncia tem como base o trabalho do Instituto de Estudos Avançados do Polo da USP em Ribeirão Preto.

Equipe Fernanda Melchionna 16 set 2020, 14:18

A deputada federal do PSOL Fernanda Melchionna (RS), protocolou na última terça-feira (8) um pedido de providências sobre a propagação de notícias falsas na internet a respeito da vacina para o Covid-19 e da pandemia em geral. O documento foi protocolado na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal e direcionado ao procurador Carlos Alberto Vilhena.

“Especialistas estão alertando nos últimos meses que tem aumentando consideravelmente a quantidade de fake news sobre a Covid-19 e a possibilidade de termos uma vacina. Não acreditamos que seja por acaso. O presidente da república tem se posicionado ativamente contra a vacinação e isso tem um efeito imediato na opinião pública. Bolsonaro continua sendo o principal amigo do vírus no Brasil”, explica Fernanda.

A denúncia apresentada ao MPF tem como base o trabalho do Instituto de Estudos Avançados do Polo da USP em Ribeirão Preto, em parceria com o Centro de Terapia Celular (CTC), o Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID), os projetos de divulgação científica Ilha do Conhecimento e Vidya Academics, e o Gaming Club da FEA-RP, que criaram a UP Vacina, iniciativa voltada para a análise e o combate à ampliação da desinformação sobre vacinas que tem realizado o monitoramento de páginas antivacina nas redes sociais, além de produzir conteúdo para disseminação de informações científicas e confiáveis sobre o tema.

Entre os meses de maio e julho de 2020, o estudo identificou um aumento de 383% no número de publicações contendo informações sabidamente falsas sobre a vacina para a COVID-19 no Brasil . As informações circulariam sobretudo em páginas dedicadas exclusivamente a combater o uso de vacinas.

A representação demanda a instauração de procedimento para a investigação da disseminação de informações falsas acerca da COVID-19, a notificação das respectivas plataformas de divulgação de conteúdo na internet para que retirem do ar as postagens, o envio de notificação ao STF para que apure se há relação com os investigados no inquérito das fake news e a tomada de medidas para o combate à disseminação de fake news sobre vacinas.

Entre as principais mentiras disseminadas, estão a de que as vacinas são produzidas a partir de fetos abortados; a de que a pandemia da COVID-19 foi produzida intencionalmente para que, por meio da oferta de vacina, o empresário Bill Gates pudesse implantar com sucesso um microchip em amplos setores da população mundial; que crianças no Senegal morreram em decorrência do recebimento de vacina para a Covid-19; ou ainda que a vacina da COVID-19 pode causar alterações na carga genética de quem a receber.

“A despeito da legislação vigente e da extensão do dano gerado até este momento pela pandemia no Brasil, o Presidente afirmou que ninguém deverá ser obrigado a tomar a vacina, em pelo menos duas ocasiões. Uma vez, no dia 31 de agosto de 2020, respondendo à pergunta de uma seguidora para um grupo de pessoas que o aguardavam na saída do Palácio do Planalto, e no último dia 03 de setembro, na transmissão semanal que realiza em suas redes sociais”, aponta o documento.

Artigo originalmente publicado no site da deputada.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão