Manifesto 18M: Dia Nacional de Luta Contra o Genocídio da Juventude Negra

Manifesto pela justiça de João Pedro e por todas as vidas negras interrompidas pelo Estado.

17 maio 2021, 16:20

No dia 18 de Maio de 2020, João Pedro estava brincando dentro da sua própria casa quando foi covardemente assassinado por policiais que entraram atirando, em uma operação abusiva da polícia. Há um ano sua família clama por justiça, mas nada acontece. Como muitos jovens negros assassinados pelo Estado, João Pedro virou um número. Sua morte foi sentida em todo Brasil, gerando o levante negro que vimos no ano passado. De norte a sul, o grito por justiça, pelo fim das operações policiais abusivas e pela importância das vidas negras se fez ouvir.

Em nosso país o genocídio do povo negro é ima política de Estado. E este genocídio avança com o governo Bolsonaro. A morte de um jovem negro não é exceção, é REGRA. Não é mera coincidência que a maior chacina da história do Rio de Janeiro aconteça um dia depois da visita do presidente ao governador Claudio Castro, um de seus maiores aliados. É possível uma nova forma de pensar segurança. Para isso, precisamos de justiça para não esquecer daqueles que foram assassinados e luta pelo fim do genocídio.

Essa é uma aliança entre os movimentos sociais, a sociedade civil, as famílias vítimas da violência de estado, parlamentares e lutadores. Somos aqueles que sabem que, nesse momento, NADA É MAIS URGENTE DO QUE LUTAR PELA NOSSA VIDA.

Nem de tiro, nem fome, nem de covid! Queremos viver! Basta de genocídio!

Estamos aqui para gritar BASTA! Estamos aqui para exigir justiça por João Pedro e por toda juventude negra que tem o direito de seguir viva! QUEREMOS JOVENS PRETOS VIVOS!

Dia nacional de luta contra o genocídio.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão