Os tijolos dos muros globais

Os tijolos dos muros globais

Migrar deveria ser um direito básico.

Isabelle Ottoni 27 out 2021, 09:35

Migrar deveria ser um direito básico. É como pensa não só a camada mais progressista da sociedade, mas também muitos conservadores. Não é atoa que, em sua campanha à presidência dos Estados Unidos de 2020, Joe Biden declarou que “a imigração faz os Estados Unidos mais forte” e ainda que iria “desfazer os ataques de Trump à política de imigração norte-americana”[1]. A declaração não veio atoa: as pesquisas indicavam que muitas cidades de maioria imigrante “votaria vermelho”, abandonando o voto no Partido Democrata. Biden venceu, mas a mudança de fato aconteceu: latinos e asiáticos apostaram em Trump[2].

Parecia lógico que Biden daria a disputa pelos direitos dos imigrantes. As mudanças na política de imigração foram parte fundamental de sua plataforma de campanha, e era preciso reconquistar esse setor. Tudo parecia seguir por um caminho positivo: no primeiro dia de governo, Biden já cancelou as restrições de viagem do governo Trump, que atingia principalmente muçulmanos e países africanos. Em uma coletiva de imprensa, Jake Sullivan, consultor de segurança nacional do Governo, declarou que o banimento de viagens era “uma mancha na história dos Estados Unidos” e “calçada em xenofobia”[3]. Também anunciou que a DACA (Ação Diferida para as Chegadas da Criança), fundada em 2012 pelo governo Obama, seria fortificada, e passaria a ter a autonomia para dar vistos de permanência às crianças sob seus cuidados. Além disso, pausou todas as deportações. É inegável que causou impacto, até mesmo nos mais desconfiados em suas promessas de giro à esquerda.

Não foi o que aconteceu. O ano fiscal dos Estados Unidos finaliza em setembro. Com a apuração dos dados, a notícia: o Governo Biden promoveu o maior número de extradições da história dos Estados Unidos. No total foram 1,7 milhões de pessoas. Julho e agosto foram os meses com mais detenções: mais de 200 mil em cada. A média para o mesmo período em outros anos era de 50 mil detenções. As principais nacionalidades apreendidas e extraditadas foram, em números, de 608 mil mexicanos, 309 mil hondurenhos, 279 mil guatemaltecos e 96 mil salvadorenhos.

O trajeto até a fronteira do México com os Estados Unidos é cruel: são muitos os relatos de ataques por gangues, levando todos os poucos pertences dos que viajam. Estupro de mulheres é outro crime “comum”. Muitos contam que faz parte da viagem encontrar corpos mortos: muitos não aguentam a longa viagem e desistem no caminho. Foi o que aconteceu com a brasileira Lenilda dos Santos, técnica de enfermagem de Rondônia, que não aguentou a travessia e foi abandonada por coiotes e colegas. Sozinha, não sobreviveu ao deserto e foi encontrada morta em setembro deste ano. A filha contou que a mãe resolveu migrar para conseguir pagar a faculdade das duas filhas.

A situação dos haitianos é uma das mais graves: o país vive não só uma crise política e um desastre econômico, mas também sofre com as mudanças climáticas. O Haiti é o país com mais refugiados climáticos da América Latina, e muitos destes buscam asilo nos Estados Unidos. A resposta do governo Biden tem sido desastrosa: em setembro deste ano, o mundo assistiu horrorizado as cenas de policiais a cavalo impedindo que haitianos atravessassem a fronteira, atropelando pessoas, as arrastando pelas roupas e as chicoteando. Eram quase 15 mil imigrantes acampados embaixo da ponte entre Del Río, na margem do Rio Grande do lado dos EUA, e Ciudad Acuña, no México.

 A administração age com deportação quase imediata: foram muitos os casos de haitianos colocados em aviões para o Haiti no mesmo dia que atravessaram a fronteira, sem chance de recorrer ao pedido de asilo. A mais recente notícia estarrecedora é que o Governo Biden está usando aviões secretos para deportar crianças desacompanhadas, para manter a notícia em sigilo[4]. Só entre julho e agosto foram quase 40 mil crianças desacompanhadas encontradas na fronteira. 188 eram brasileiras. É um aumento de 655% em comparação a 2020. A situação é tão desesperadora para os haitianos que se tornou prática padrão remover os cadarços dos sapatos de todos a bordo dos aviões. O motivo? O alto número de pessoas cometendo suicídio dentro dos aviões, apavoradas de desembarcarem no Haiti.

Em 2019, as “gaiolas de crianças” chocaram o mundo. Era inacreditável tratar seres humanos daquela forma. Biden atacou Trump e prometeu que, sob sua administração, o mundo assistiria ao fim daquela política. O fim foi apenas uma pausa: em junho as gaiolas voltaram a ser o cenário comum dos campos de detenção de imigrantes. Em viagem à Guatemala em junho deste ano, a vice-presidente Kamala Harris disse em discurso “Não venham”, condenando a imigração de guatemaltecos aos Estados Unidos.

Biden usa das mesmas ferramentas legais que Trump para barrar a entrada e permanência de pessoas. Um exemplo é o “Título 42”, uma seção da Lei do Serviço de Saúde Pública que permite ao governo dos EUA bloquear temporariamente a entrada de não-cidadãos norte-americanos nos EUA, em razão de questões de saúde pública. Os especialistas do CDC, Centro de Controle de Doenças, foram contra a medida, mas ela foi implementada por Trump do mesmo jeito. E segue em vigor no governo Biden, que aproveita dela para colocar os funcionários da imigração dos Estados Unidos na fronteira Sul a serviço de expulsar o mais rápido possível todos os imigrantes, sem direito a uma audiência perante a um juiz de imigração.

Cerca de 12 mil imigrantes foram permitidos a ficar nos Estados Unidos e requerer um pedido de visto. Mas não existe nenhuma explicação oficial entre a diferença destes 12 mil para todos os outros quase 100 mil extraditados. A administração insiste que investiu em estudos para garantir que todos os que foram colocados em aviões de volta para o Haiti teriam condições seguras de vida no país. Não é preciso ser um especialista em relações internacionais para saber que o governo é incapaz de provar a veracidade da informação. Karen Musalo, diretora fundadora do Centro de Estudos sobre Gênero e Refugiados e da Clínica de Refugiados e Direitos Humanos da UC Hastings College of the Law, disse em entrevista a VOX que “A administração não foi forçada a tratar os haitianos desta forma. Esta é uma decisão deliberada que a administração tomou, que é ilegal, é racista, é deplorável”.[5]

Outras nacionalidades também sofrem com a política anti-imigração. Em maio, um avião com mais de 100 brasileiros deportados aterrissou em Belo Horizonte. Esse número é uma fração pequena dos mais de 56 mil brasileiros que foram apreendidos na fronteira do México com os Estados Unidos, um salto dos 18 mil brasileiros apreendidos em 2019.

A crise só piora: um relatório de 26 páginas da organização de direitos humanos Humans Rights Watch divulgou 160 denúncias, coletadas pelo próprio governo norte-americano, que envolvem agressões físicas graves, ataques racistas, abuso e violações sexuais e extorsão de imigrantes, cometidos pelos agentes da Patrulha Fronteiriça, da CBP (Alfândega e Proteção Fronteiriça) e agentes da ICE (Imigração e Fiscalização Alfandegária). Uma das diretoras da organização, Clara Long, disse ao Correio Braziliense que “um solicitante de asilo contou que o agente o golpeou tão intensamente que perdeu a consciência e sofreu edema cerebral.”[6]

Imigrantes são pessoas e migrar é um direito. Está na Declaração Universal de Direitos Humanos. Só se torna refugiado quem precisa de refúgio, e países hoje devastados por guerras civis, terrorismo, acidentes climáticos e crises econômicas não foram sempre assim: o imperialismo atuou e atua sobre eles. Os Estados Unidos são parte do problema e se recusam a se responsabilizar. Hoje, o direito de migrar fica reservado às elites globais. As únicas redes favorecidas com a construção de muros são as redes de tráfico de pessoas. Fatou Diome, escritora senegalesa, escreveu: “Nenhuma opulência será poupada enquanto houver miséria em outras partes do mundo, especialmente após séculos de reiterada e sistemática espoliação colonial. Migrar é, sobretudo, um exercício de reparação a injustiças históricas.” Pontes hão de ser construídas.


[1] https://twitter.com/joebiden/status/1204835741554987008?lang=en

[2] https://www.nytimes.com/interactive/2020/12/20/us/politics/election-hispanics-asians-voting.html

[3]https://www.voanews.com/a/2020-usa-votes_day-1-biden-dismantles-some-trumps-immigration-orders/6201000.html

[4] https://nypost.com/2021/10/18/biden-playing-deadly-game-using-secret-flights-to-move-migrants/

[5] https://www.vox.com/policy-and-politics/22709353/biden-border-immigration-trump-haiti-title-42

[6] https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2021/10/4957133-pesadelo-americano.html


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão