Nota do Diretório Municipal do PSOL Curitiba sobre o ato pedindo justiça por Moïse Kabamgabe em 05/02 – Não à cassação do mandato de Renato Freitas (PT)

Nota do Diretório Municipal do PSOL Curitiba sobre o ato pedindo justiça por Moïse Kabamgabe em 05/02 – Não à cassação do mandato de Renato Freitas (PT)

Não à cassação do mandato de Renato Freitas (PT).

O Partido Socialismo e Liberdade de Curitiba vem, por meio desta, repudiar as diversas mentiras espalhadas por setores conservadores da sociedade sobre o ato do último sábado em solidariedade à Moïse Kabamgabe, imigrante congolês assassinado no Rio de Janeiro no dia 24/01 deste ano, após cobrar seus direitos como trabalhador no quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca.


Aos fatos: a manifestação se iniciou por volta das 18 horas de sábado (05/02), nas proximidades do Largo da Ordem. O ato teve sua concentração na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, devido à sua importância na história da população negra de Curitiba. Concomitantemente, estava ocorrendo uma missa na igreja. O padre que ministrava a missa e os fiéis expressaram desconforto com o barulho provocado pelo ato que ocorria na calçada. De dentro da igreja, gritos de repúdio passaram a ser proferidos aos manifestantes. Após o fim da celebração da missa, alguns dos manifestantes, incluindo o vereador Renato Freitas (PT), entraram na Igreja e fizeram palavras de ordem.


Podemos, sim, debater, de maneira fraterna, se adentrar na igreja foi a melhor decisão ou não. Mas não podemos de forma alguma compactuar com as mentiras proferidas pelos setores reacionários que comandam nossa cidade: o de que teria havido manifestações de intolerância religiosa, intromissão no culto e até mesmo vandalismo na Igreja. Essas inverdades têm sido espalhadas por vereadores e pelo próprio prefeito Rafael Greca, e propagadas pela mídia burguesa. Esses nunca se importaram com o genocídio da população negra, especialmente a de sua própria cidade, e tem usado o episódio para abafar sua responsabilidade nisso, ignorando qual era o verdadeiro motivo do ato.


Dito isso, queremos prestar nossa solidariedade ao vereador Renato Freitas e a todas as pessoas que têm sido atacadas por conta desse episódio. Reafirmamos o compromisso do PSOL com a luta antirracista, bem como com a liberdade religiosa e de culto.


A morte de Moïse não será esquecida.


Curitiba, 10 de fevereiro de 2022.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"