Entrevista com Mônica Baltodano, comandante histórica da Revolução Nicaraguense
mqdefault

Entrevista com Mônica Baltodano, comandante histórica da Revolução Nicaraguense

Entrevista com Mônica Baltodano, a comandante histórica da Revolução Nicaraguense atualmente perseguida pela ditadura da família Ortega e exilada na Costa Rica.

Revista Movimento 15 jun 2022, 09:53

Bruno Magalhães e Antônio Neto entrevistam Mônica Baltodano, a comandante histórica da Revolução Nicaraguense atualmente perseguida pela ditadura da família Ortega e exilada na Costa Rica, com exclusividade para a Revista Movimento.

——————————————-

Mónica Baltodano Marcenaro nasceu no ano de 1954 na cidade de Leon. Foi líder estudantil e aos 20 anos foi para a clandestinidade, juntando-se às fileiras do movimento sandinista na luta contra a ditadura de Anatásio Somoza. Foi presa e torturada nas prisões de Somoza. Após sua libertação, se tornou membro do Estado Maior da Frente Sandinista de Libertação Nacional e foi promovida ao status de Comandante Guerrilheira após a vitória da revolução em 1979. Apenas três mulheres receberam este posto, incluindo Dora Maria Telles, presa política do regime de Daniel Ortega.

Mônica foi Vereadora, Deputada Nacional, Vice-Ministra, líder da FSLN durante anos e recebeu inúmeras condecorações. Mônica foi afastada do centro de decisões da FSLN por divergir do rumo adotado por Daniel Ortega, seu caudilhismo, seus desvios burocráticos e sua aproximação com setores da direita e seu apoio ao CAFTA (Tratado de Livre Comércio com os EUA), até fundar, com outros camaradas, o Movimento de Resgate do Sandinismo (Movimiento de Rescato del Sandinismo) em 2005.

Entre outras razões, a repressão violenta das revoltas de 2018, Mônica tem sido voz crítica ao regime da família Ortega/Murillo, que ela descreve como uma ditadura.

Mónica, muito gentilmente, nos concedeu uma entrevista esclarecedora, sobre suas posições e sobre a trajetória autoritária de Daniel Ortega e Rosario Murillo a frente do governo da Frente Sandinista.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão