Após posse, Fábio Felix é eleito para presidir comissão de Direitos Humanos da CLDF
Deputado distrital mais votado da história do DF promete aumentar fiscalização dos atos do governo Ibaneis Rocha (MDB)
Em Brasília, o 1º de janeiro de 2023 também foi marcado pela cerimônia de posse dos 24 deputados e deputadas eleitos para a nona legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Durante a sessão, os parlamentares prestaram compromisso com a Constituição Federal e, em tradicional simbolismo, cada deputado recebeu um bottom comemorativo antes de fazer os juramentos.
Os distritais acrescentaram ao compromisso expressões que simbolizam suas bandeiras de trabalho em seus pronunciamentos. Deputado distrital reeleito, com 51.792 votos, Fábio Felix (PSOL), estendeu a bandeira do Brasil customizada com as cores LGBTQIA+ no púlpito durante o ato.
“Em defesa de todas as famílias, inclusive as nossas famílias LGBTs, por Justiça de transição nesse país, por Marielle Franco, assim o prometo”, disse.
Durante a cerimônia, o deputado compartilhou algumas de suas pautas principais para 2023. Felix prometeu mais fiscalização nos atos do governador reeleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), notório bolsonarista, cuja gestão mostrou-se negligente com as necessidades das camadas mais pobres da população.
“O poder legislativo precisa manter sua independência para defender e representar os interesses da população (…). Uma das principais atribuições de um parlamentar é fiscalizar as ações do governo. Vamos continuar atuando com rigor, cobrando do governo Ibaneis aquilo que foi pactuado com a população e defendendo os interesses coletivos”, prometeu.
Comissão de Direitos Humanos
Além de ser o deputado distrital mais votado do Distrito Federal. Fábio Felix foi reconduzido à presidência da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da CLDF. No cargo, ele terá o desafio de combater o conservadorismo crescente em Brasília. O mandato à frente das comissões é de dois anos.
“A gente recebe mais de mil denúncias por ano [na Comissão]. A Câmara Legislativa virou um agente ativo na defesa dos Direitos Humanos na cidade e essa tem sido de fato a nossa luta. Nos próximos dois anos, queremos intensificar isso. Estou muito feliz de poder dar continuidade a esse trabalho que é de grande importância para a população mais vulnerável da cidade”, disse Felix.
O distrital também será membro titular das comissões de Transporte e Mobilidade e a de Constituição e Justiça. Felix comemorou a oportunidade de defender os direitos fundamentais do povo e a democracia” e de “enfrentar a máfia dos transportes e faremos isso com rigor”.