Luciana Genro recebe denúncias de perseguições LGBTFóbicas no RS
Situação ocorrida no município de Portão foi tema da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Foto: Ascom Luciana Genro
O projeto de lei que criaria a Semana da Diversidade e do Combate à LGBTfobia em Portão, no interior do Rio Grande do Sul, está gerando ataques e sendo distorcido por algumas autoridades públicas da cidade. O assunto foi levado à deputada Luciana Genro (PSOL) pela professora Catarina Galarce Machado, que tem filhos e estudantes que são parte da comunidade.
Luciana Genro convidou Catarina e a autora do projeto de lei, a vereadora Joice Dillenburg, a falarem na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa sobre o assunto em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
“É um dia para refletirmos sobre as perseguições e discriminações que as pessoas LGBTs sofrem no Brasil e no mundo. Precisamos valorizar datas e eventos que sejam promotores da diversidade e da igualdade para todos que fazem parte da comunidade”, apontou a deputada.
A vereadora Joice protocolou o projeto em Portão com o objetivo realizar ações educativas de combate ao preconceito e promover igualdade social. Mas vereadores a acusaram de “querer ensinar crianças a serem gays e lésbicas” e “instituir o kit gay”.
“Eles fizeram discursos homofóbicos no plenário, eu sofri ameaças inclusive. Já havia sofrido perseguições anteriormente, quando protocolei o projeto referente ao Dia do Orgulho, e agora que queremos instituir a Semana da Diversidade, também com o objetivo de combater a discriminação. Não tem nada a ver com crianças, inclusive porque quem destila preconceito são os adultos”, apontou Joice.
A Comissão encaminhou que irá oficiar presidente da Câmara de Portão solicitando a transcrição de manifestações LGBTfóbicas e pedindo que tomem providências em relação ao comportamento de vereadores que foram preconceituosos. Joice afirmou já ter registrado boletim de ocorrência e estar tomando as medidas jurídicas cabíveis quanto às ameaças que vêm sofrendo.