Luciana Genro comunica MP-RS sobre falta de transparência na Farmácia do Estado
Farmácia do Estado

Luciana Genro comunica MP-RS sobre falta de transparência na Farmácia do Estado

Deputada solicitou regulamentação de lei que garante dados abertos sobre órgão que distribui medicamentos de alto custo

Mandato Luciana Genro 26 dez 2023, 12:00

Foto: SES/Divulgação

A deputada estadual Luciana Genro, líder da bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), enviou ofício ao Ministério Público Estadual (MP) e ao Ministério Público de Contas (MPC) do Rio Grande do Sul comunicando o descumprimento da Lei Estadual 15.400/2019, que determina a garantia de transparência na Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado. A legislação, de autoria da parlamentar, está com seu prazo para regulamentação extinto há 1.344 dias (cerca de quatro anos) e não vem sendo aplicada pelo governo.

“Regulamentar a lei é uma obrigação do governo, sem a qual não é possível aplicá-la e fazer cumprir seus mecanismos. São quatro anos desrespeitando uma legislação que beneficia todas e todos que dependem dos medicamentos fornecidos pelo Estado para manter seus tratamentos”, disse Luciana Genro. A deputada está solicitando ao MPC que peça ao Tribunal de Contas do Estado a determinação de prazo para que o governo passe a cumprir a lei.

Aprovada em 2019, a lei previa um prazo de 120 dias para sua regulamentação, mas isso nunca foi cumprido pelo governo. Desde então, a deputada vem enviando sucessivos ofícios cobrando que seja feita a regulamentação. “Diante da ausência de respostas concretas por parte do governo, estamos pedindo que o MP e o MPC tomem providências. Esse descaso com quem precisa da Farmácia do Estado não pode continuar”, criticou Luciana Genro.

A Farmácia do Estado é  responsável por dispensar medicamentos de alto custo de forma gratuita à população, como aqueles destinados a pessoas com doenças raras ou às pessoas transplantadas, por exemplo. A legislação aprovada pela Assembleia Legislativa em 2019, de autoria de Luciana Genro, determina a publicação – na forma de dados abertos – de diversas informações que garantem mais transparência a esse procedimento, como por exemplo: a disponibilidade de medicamentos, por local de distribuição; a data da última remessa de medicamentos que foi entregue no local de distribuição; os dados do processo licitatório para a aquisição do medicamento; o número atualizado de dias que o medicamento está em falta e a data prevista de chegada do remédio no órgão dispensador final.

A divulgação dessas informações, segundo a lei, deve ser feita na internet, em linguagem fácil e acessível, e os dados devem ser atualizados em tempo real. A legislação surgiu após Luciana Genro ser procurada por associações de pacientes de doenças raras, que relataram as dificuldades no acesso a medicamentos junto à Farmácia do Estado e a ausência de informações sobre a falta dos remédios necessários a seus tratamentos.

Os ofícios da deputada foram enviados ao procurador-geral do MP-RS, Alexandre Sikinowski Saltz, e ao procurador-geral do MPC, Ângelo Gräbin Borghetti.


TV Movimento

Palestina livre: A luta dos jovens nos EUA contra o sionismo e o genocídio

A mobilização dos estudantes nos Estados Unidos, com os acampamentos pró-Palestina em dezenas de universidades expôs ao mundo a força da luta contra o sionismo em seu principal apoiador a nível internacional. Para refletir sobre esse movimento, o Espaço Antifascista e a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco realizam uma live na terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 19h

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 16 maio 2024

Tragédia no RS – Organizar as reivindicações do movimento de solidariedade

Para responder concretamente à crise, é necessário um amplo movimento que organize a luta pelas demandas urgentes do estado
Tragédia no RS – Organizar as reivindicações do movimento de solidariedade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 49
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”