Proposta de homenagem a Bolsonaro é retirada da pauta em Campinas
53572409019_511bd7c977_c

Proposta de homenagem a Bolsonaro é retirada da pauta em Campinas

Medida é resultado da pressão da militância de esquerda sobre parlamentares bolsonaristas

Redação da Revista Movimento 7 mar 2024, 17:31

Fotos: Câmara Campinas

A forte mobilização da esquerda foi decisiva para barrar a proposta de conceder ao ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) o título de cidadão emérito de Campinas. Em sessão tensa na Câmara Municipal na noite de quarta-feira (6), a iniciativa acabou sendo retirada de pauta por seu proponente, o vereador Major Jaime (PP).

O plenário da Casa ficou lotado de militantes do PSOL – com destaque para integrantes do MES e do Fortalecer -, outros partidos de esquerda e organizações sindicais, mas também de apoiadores do ex-presidente. Antes de adentrar o recinto, todos foram submetidos à revista policial, como parte do esquema de segurança que contou com agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Durante a sessão, as provocações dos bolsonaristas eram respondidas com palavras de ordem como “fascista, recua!”. Os gritos da militância também eram dirigidos aos parlamentares da base do prefeito Dário Saadi, associando-os com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com Bolsonaro em pautas da extrema direita, como a questão Palestina, por exemplo.

A vereadora Mariana Conti (PSOL) discursa no plenário da Câmara Municipal de Campinas

Outra estratégia de pressão foi um abaixo-assinado com quase 4 mil assinaturas contrárias à homenagem, liderado pela vereadora Mariana Conti (PSOL), também apresentado na Câmara.

Mobilização deve continuar

Deu certo. Na hora H, os parlamentares bolsonaristas não contavam com os 22 votos necessários para aprovar a medida. Para evitar a rejeição, Major Jaime retirou a proposta, a contragosto da militância de esquerda que pressionou para que a matéria fosse a votação. Mas o recuo deve ser temporário.

“Eu retiro hoje esse projeto (…) Mas vamos voltar com esse projeto e ele [Jair Bolsonaro] vai vir para Campinas e será homenageado”, afirmou Major Jaime. 

De qualquer modo, fica registrada a vitória da união e da mobilização de esquerda, que será essencial para evitar o intento da extrema direita (acanhada ou não) de transformar uma cerimônia de entrega do título de cidadão emérito a Jair Bolsonaro em palanque para o inelegível promover seus candidatos a vereador.

“Conseguimos derrotar a proposta patética da extrema direita, que dá sustentação ao governo de Dário, de homenagear Bolsonaro com o título de cidadão emérito de Campinas! A nossa pressão e mobilização foi fundamental para derrotar esse projeto, agradeço a todas, todos e todes que estiveram em luta hoje aqui na Câmara e que assinaram o nosso abaixo-assinado. Agora é seguir na luta contra qualquer tentativa de anistia aos golpistas e para exigir o que Bolsonaro merece de fato: a prisão!”, afirmou a vereadora Mariana Conti.

O abaixo-assinado contra a homenagem a Jair Bolsonaro está disponível neste link.

Veja mais fotos


TV Movimento

Palestina livre: A luta dos jovens nos EUA contra o sionismo e o genocídio

A mobilização dos estudantes nos Estados Unidos, com os acampamentos pró-Palestina em dezenas de universidades expôs ao mundo a força da luta contra o sionismo em seu principal apoiador a nível internacional. Para refletir sobre esse movimento, o Espaço Antifascista e a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco realizam uma live na terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 19h

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 49
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”