Materialistas acreditam no poder das ideias
O compromisso da esquerda com a análise materialista e a organização eficaz não deve ser contraposto à preocupação com as ideias
Foto: Library of Congress US
Via The Call
Para quem é novo na esquerda ou está olhando de fora, pode ser surpreendente que as pessoas que se dizem “materialistas” – adeptos da visão de que os interesses econômicos das pessoas são muito importantes para determinar suas políticas – e que se concentram na organização também pareçam se preocupar tanto com ideias.
De fato, não é incomum que alguns ativistas de esquerda insistam que eles são os “verdadeiros materialistas” que querem fazer o trabalho e organizar as pessoas em torno de seus interesses materiais, e desabafem sua frustração com o fato de que outros na esquerda querem dedicar mais tempo para ler, discutir e pensar nos argumentos.
Mas o compromisso da esquerda com a análise materialista e a organização eficaz não deve ser contraposto a uma rica cultura de debate, estudo e aprimoramento de nossas ideias. Na verdade, os socialistas têm boas razões para se preocupar mais com ideias e com o desenvolvimento de uma compreensão compartilhada do mundo do que os liberais e os conservadores.
O motivo: não queremos apenas eleger determinados líderes ou aprovar determinadas leis. O que separa os socialistas dos liberais e progressistas, em particular, é que insistimos em uma visão muito mais completa da democracia – que todos devem ter voz igual nas principais decisões que afetam suas vidas, inclusive no nível de seus locais de trabalho individuais e no nível de como a economia mais ampla é organizada. Isso significa um mundo em que as pessoas comuns deliberam coletivamente sobre como suas fábricas, escolas e hospitais são administrados, como suas cidades são projetadas e quais são nossas prioridades sociais (por exemplo, como alocamos tempo e recursos entre criação artística versus desenvolvimento tecnológico versus tempo de lazer e assim por diante).
Mas a construção dessa sociedade exigirá mais do que convencer as pessoas a votar em nossos candidatos ou aprovar nossas políticas. Isso significa 1) organizar-se com nossos colegas de trabalho para administrar democraticamente nossos locais de trabalho e a sociedade em geral. E como acreditamos que aqueles que atualmente comandam a economia – a classe capitalista – não abrirão mão de seu poder de bom grado, isso significa 2) organizar os trabalhadores para lutar pelo controle de seus locais de trabalho e do sistema político por meio de ações coletivas e disruptivas.
Mas o 1 e o 2 juntos envolvem persuadir milhões de trabalhadores da necessidade de seu envolvimento pessoal na luta, na construção e na participação em várias instituições de tomada de decisões democráticas, em lojas individuais, fábricas, escritórios, partidos políticos e instituições governamentais. E, pelo menos tão importante quanto isso, as pessoas precisam estar munidas de lições aprendidas com a história e com as experiências internacionais sobre como se organizar, o que fazer, como liderar e como lutar.
Essa tarefa vai muito além do discurso usual feito em campanhas eleitorais, ou mesmo da abordagem que muitos sindicalistas adotam para a organização no local de trabalho (em que os trabalhadores devem esperar pacientemente por instruções sobre o que fazer de funcionários dedicados ou líderes sindicais). Em vez disso, é preciso fazer com que as pessoas pensem em si mesmas como agentes da história, como capazes de comandar coletivamente o espetáculo e com poder para tomar a iniciativa de fazer mudanças por conta própria e, em seguida, equipá-las com as táticas e experiências que usarão para tomar milhões de pequenas e grandes decisões no decorrer das lutas.
Isso é – para as muitas pessoas comuns que estão desmoralizadas, resignadas ou “desistentes” – uma mudança fundamental na consciência. É isso que os socialistas estão tentando promover, tanto quanto estamos tentando ganhar eleições ou aprovar certas reformas. Na verdade, essa é uma das principais razões pelas quais estamos tentando fazer essas coisas – porque as vemos como meios (ou pelo menos ajudas) para fazer com que as pessoas pensem e ajam de forma diferente em suas vidas diárias. E essa necessidade de efetuar uma mudança fundamental na consciência é uma grande parte do motivo pelo qual é essencial falar e se organizar com os colegas de trabalho no chão de fábrica, ou com os vizinhos em nossos prédios de apartamentos, ou com as muitas pessoas comuns que protestam contra o genocídio em Gaza.