Câmara de SP: Comissão da Mulher é formada apenas por homens
Vereadora Luana Alves

Câmara de SP: Comissão da Mulher é formada apenas por homens

Colegiado ofereceu vaga à Luana Alves, mas só até o fim de março

Tatiana Py Dutra 12 mar 2024, 12:13

Foto: Ascom Luana Alves

Há três anos, eu sou parte da comissão aqui da Câmara que cuida das questões de saúde, assistência social e mulheres. Essa vaga não é fixa, mas todo o ano tinha negociação e troca para que pelo menos uma mulher pudesse estar nessa comissão. Mas neste ano, nenhum dos vereadores homens ocupantes quiseram ceder a sua vaga. 

Março é Mês da Mulher, mas a situação seria absurda em qualquer mês do ano: não há mulheres na Comissão da Mulher da Câmara de São Paulo. Todos os sete integrantes do colegiado são homens. Caberá a André Santos (Republicanos), Aurélio Nomura (PSDB), Hélio Rodrigues (PT), George Hato (MDB), Major Palumbo (Progressistas), Manoel Del Rio (PT) e Rodolfo Despachante (Progressistas) definir qual pauta feminina é importante discutir na Casa.

Nos últimos três anos, a vereadora Luana Alves (PSOL) integrou a comissão – que também versa sobre questões de saúde e assistência social – em uma vaga impermanente Segundo a parlamentar, a cada ano havia negociação e trocas para garantir que houvesse ao menos uma mulher no colegiado. Este ano, porém, nenhum dos vereadores homens ocupantes quiseram ceder a sua vaga. 

“A única possibilidade apresentada era que eu, que sou mulher interessada menos estar em uma vaga desta comissão, ficasse apenas pelo mês de março”, contou Luana.

A vereadora diz que até pensou em aceitar a vaga temporária, mas após discussão com o mandato, ficou entendido que ela não poderia realizar trabalho significativo em apenas três semanas. 

A vereadora rejeitou a proposta, mas não sem refletir o quão danoso é o machismo na política e a necessidade de as mulheres ocuparem cada vez mais esses espaços.

“Eu, que fui parte desta comissão desde o primeiro ano como vereadora, ou seja, há três anos, me surpreendi com a intransigência do governo e dos líderes partidários em não aceitar nenhuma troca para que eu pudesse voltar à comissão”, disse a vereadora. “Isso só mostra o tamanho do machismo na política e de como nós, mulheres, temos que avançar muito mais para ocupar cada espaço político que a gente puder. Mulheres, não se acanhem, não se intimidem, a gente precisa de mais mulheres de luta dentre os espaços de poder”, afirmou.

Dos 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, apenas 12 são mulheres.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"