Mariana Conti propõe CPI da Água em Campinas
Mariana-Conti.3jpg

Mariana Conti propõe CPI da Água em Campinas

Vereadora do PSOL quer apurar os impactos causados pela política de expansão urbana sobre os recursos hídricos da cidade

Mandato Mariana Conti 25 mar 2024, 12:11

Foto: Ascom Mariana Conti

A vereadora Mariana Conti apresentou, na quarta-feira (20), um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Campinas para apurar os impactos causados pela política de expansão urbana sobre os recursos hídricos da cidade. Mariana alega que há uma sequência de legislações que promovem a expansão urbana desenfreada e que flexibilizam normas ambientais para a construção de empreendimentos imobiliários, o que seria caracterizado como um crime ambiental promovido pela Prefeitura de Campinas.

“Essa política de expansão desenfreada, com devastação ambiental e contaminação das águas, representa sérios riscos de escassez de água no futuro, com a morte de rios e nascentes”, argumenta a proponente do pedido de CPI e que, se aprovado, presidirá seus trabalhos. 

O Projeto de Lei Complementar 88/2023, que deve ser votado nesta quarta-feira (20), é apontado pela vereadora como mais uma dessas normas. Os efeitos das mudanças climáticas também são levantados como ponto de partida para as discussões acerca do tema da qualidade e da disponibilidade da água à população.

No documento protocolado há uma série de considerações e casos concretos de impactos já sentidos no rio Atibaia – responsável pelo abastecimento de toda a população de Campinas -, no Rio Capivari e no córrego Piçarrão.

“Nós já estamos em uma situação de estresse hídrico, com uma oferta abaixo do ideal. Lá na frente, com as mudanças climáticas e os eventos extremos, é possível que enfrentemos uma nova seca, a crise hídrica igual ou pior do que em 2014. Nossa água não está sendo protegida para esses momentos futuros de possível escassez, mas sim atacada cotidianamente. É necessário barrar a contaminação e a degradação das nossas águas para garantir a saúde dos rios e das nascentes e a disponibilidade hídrica. É necessário também responsabilizar todos os envolvidos nesse verdadeiro crime ambiental.” comenta Mariana.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores