Melchionna quer que deputados sejam responsabilizados por fake news sobre catástrofe no RS
FM8

Melchionna quer que deputados sejam responsabilizados por fake news sobre catástrofe no RS

Deputada federal do PSOL-RS protocolou representação na PGR nesta segunda-feira (13)

Mandato Fernanda Melchionna 13 maio 2024, 11:36

Foto: Zeca Ribeiro/Divulgação

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou, nesta segunda-feira (13) uma representação solicitando que a Procuradoria-Geral da República denuncie deputados federais que propagaram fake news relacionadas a calamidade no Rio Grande do Sul ao Supremo Tribunal Federal, para que respondam criminalmente pelos atos. Os deputados denunciados são Filipe Martins (PL-TO), Coronel Assis (União Brasil-MT), Gilvan da Federal) (PL-ES), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Caroline Rodrigues de Toni (PL-SC), Coronel Ulysses (União Brasil-AC) e General Girão (PL-RN).

Todos os parlamentares apontados na representação ou usaram seu tempo de fala na Câmara dos Deputados, ou fizeram publicações em redes sociais, divulgando fatos mentirosos sobre a ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. A disseminação de fake news atrapalha ou impede a prestação de socorro célere aos atingidos pelas enchentes. Para Fernanda Melchionna, a prática pode ser enquadrada em crimes relacionados à vida e a saúde da população atingida, crimes contra a honra de autoridades e agentes públicos e crimes omissivos por comissão, que é quando promovem impedimento à prestação do socorro imprescindível e, com isso, expõem a perigos ainda maiores a população gaúcha atingida. 

“É inacreditável que, diante da maior catástrofe climática do Brasil, parlamentares se utilizem da sua posição para propagar fake news, atrapalhando o trabalho de agentes públicos, autoridades, voluntários, dificultando o socorro rápido, criando confusão, propagando ainda mais o caos, e fazendo com que quem já está sofrendo, sofra ainda mais. É desumano e criminoso”, afirma Fernanda.

Também assinam representação os deputados federais do PSOL Sâmia Bomfim, Luciene Cavalcanti, Tarcísio Motta, Luiza Erundina, Taliria Petrone, Erika Hilton, Chico Alencar, Pastor Henrique Vieira, e da Rede Sustentabilidade, Túlio Gadelha.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores