‘Não vamos permitir que Tarcísio entregue a Sabesp’, diz Sâmia
Sabesp2

‘Não vamos permitir que Tarcísio entregue a Sabesp’, diz Sâmia

Deputada questiona capacidade da Equatorial Energia para administrar a empresa de água e esgoto

Redação da Revista Movimento 5 jul 2024, 08:52

Foto: Reprodução

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) usou as redes sociais para se posicionar contra a aquisição da Sabesp pela Equatorial Energia. Na quarta-feira (3), a parlamentar afirmou que a empresa não tem experiência ou capacidade para gerenciar a empresa

“Não vamos permitir que Tarcísio entregue a Sabesp!”, afirmou.”A Equatorial não tem experiência no ramo e capacidade”, disse a deputada.

Há 20 anos, a Equatorial atua nos setores de energia, água e gás em Estados como Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul. A empresa foi a única finalista no processo de seleção de um investidor estratégico para a privatização da Sabesp, na semana passada. A holding apresentou uma proposta de R$ 6,9 bilhões por uma participação de 15% na empresa de saneamento, tornando-se acionista de referência até o final de 2029. A aquisição faz parte do plano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para reduzir sua participação dos atuais 50,3% para 18%.

Na avaliação de Sâmia, as ações da Sabesp foram vendidas “a preços de banana”, em um leilão que qualificou como “mutreta”. A deputada destacou ainda a repressão aos opositores da privatização da Sabesp e as críticas em relação aos serviços prestados pelas empresas de saneamento que têm a Equatorial entre seus acionistas.

Outra situação suspeita é o fato de a presidente do conselho de administração da Sabesp, Karla Bertocco, ter integrado o conselho da Equatorial até sete meses atrás. Segundo a Folha de S. Paulo, a executiva chegou a acumular os cargos e salários (que ultrapassavam R$ 1 milhão ao ano), só deixando a holding em 29 de dezembro, menos de um mês após a privatização da estatal ter sido aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo”

Para Sâmia Bomfim, a saída pode ter servido para ocultar um eventual conflito de interesses. Ainda que não se comprove e o acumulo de cargos não seja ilegal, abre brechas para questionamentos.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores