IBGE aponta precariedade no saneamento em quilombos
Saneamento precário em Quilombo

IBGE aponta precariedade no saneamento em quilombos

Conforme estudo, 8 em cada 10 quilombolas têm dificuldade de acesso a água tratada, tratamento de esgoto e coleta de lixo

Redação da Revista Movimento 21 jul 2024, 09:00

Foto: Acev Brasil/Facebook

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na sexta-feira (19), revelou que 8 em cada 10 quilombolas têm dificuldade de acesso à água potável e tratamento de esgoto. O levantamento que analisou as características dos domicílios e localidades quilombolas do Censo 2022 aponta que numa população de 1.047.779 pessoas em todo o país, 79% enfrentam situações precárias de saneamento básico.

Em territórios quilombolas oficialmente delimitados, a situação é ainda pior: 90% dos moradores têm problemas com saneamento. Dos 167.202 quilombolas vivendo em comunidades remanescentes de quilombos, 150.822 convivem com o problema. Conforme a estatística, 29,5% enfrentam as três principais formas de precariedade ao mesmo tempo. Entre a população geral do Brasil, 3% encontram-se nessa condição.

Apesar de a rede de distribuição de água estar acessível à 54% dessa população, 20,5% ainda depende de poços profundos e artesianos, e  (8,6%)  recorrem a poços rasos ou cacimbas. Nos territórios quilombolas, a dependência de poços sobe: 31,85% usam poços profundos ou artesianos, e 10,48% usavam poços rasos ou cacimbas.

Sem banheiro

Entre a população quilombola, 227.667 pessoas vivem em residências sem banheiro. A situação é ainda mais grave nos territórios quilombolas delimitados, onde 41.493 moradores (24,7%) não têm banheiro exclusivo. No Brasil como um todo, 2,2% da população enfrentava essa condição.

De acordo com o Censo, a principal forma de esgotamento sanitário entre a população quilombola é a “fossa rudimentar ou buraco”, utilizada por 57,6% do grupo. “Fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede” é usada por 15% dessa população. Além disso, 4% das pessoas não têm banheiro ou sanitário. Em contraste, na população geral do Brasil, a principal forma de esgotamento é a rede geral, pluvial ou ligada à rede (62,5%).

Coleta de lixo

O fogo é o destino do lixo para a maior parte dos territórios quilombolas (65,4%). Para os moradores quilombolas como um todo, 51,2% tinham coleta direta do lixo. Destes, 44,4% tinham coleta em domicílio e 6,8% depositavam os dejetos em caçamba.

A população total do Brasil possui muito mais acesso à coleta direta ou indireta de lixo:, 90,9% têm acesso a esse serviço, sendo que 82% têm a coleta feita em casa e 8,3% depositam o lixo em caçambas. Apenas 7,8% queimam seu lixo.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi