Dino rejeita queixa de bolsonaristas contra Fernanda Melchionna
Fernanda Melchionna

Dino rejeita queixa de bolsonaristas contra Fernanda Melchionna

Deputados que apoiaram PL do Estuprador queriam processar parlamentar do PSOL por dizer a verdade

Tatiana Py Dutra 8 ago 2024, 11:00

Foto: Vinicius Loures/Agência Câmara

Como falar a verdade não é crime, na segunda-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino rejeitou uma queixa-crime apresentada por cinco deputados federais bolsonaristas contra a também parlamentar Fernanda Melchionna (PSOL-RS). 

Em junho, deputada fez uma postagem no X, antigo Twitter, expondo nome e foto de cinco congressistas que apoiaram o PL do Estuprador – que visaava equiparar o aborto ao crime de homicídio, mesmo em caso de estupro, após 22 semanas de gestação. A pena para gestantes e profissionais de saúde que desrespeitassem a legislação seria superior a imposta a acusados de violência sexual.

Apesar de, de fato, apoiarem a proposta – posteriormente colocada em banho-maria dada a repercussão negativa,catapultada por diversas manifestações de mulheres Brasil afora – os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP), Mario Frias (PL-SP), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Franciane Bayer (Republicanos-RS) ficaram indignados. O grupo  buscou o STF pedindo que Melchionna fosse condenada por calúnia e difamação.

Ocorre que Dino não viu crime na manifestação de Melchionna, uma vez que ela não fez nenhuma acusação falsa aos colegas parlamentares. Segundo o ministro, não houve ofensiva à honra dos deputados. Ele ainda reforçou que o termo “PL dos estupradores” é apenas uma referência ao fato de que uma mulher estuprada que engravidasse poderia, caso o projeto fosse aprovado, ter uma pena maior que a do estuprador.

“A possibilidade de fazer críticas severas a projeto de lei ou PECs, e a possibilidade de divergência de posições, é o coração da democracia. Acentuo que não identifiquei argumentos ad personam que desbordem do manto protetor da citada imunidade constitucional, pois os autores da queixa não foram acusados de serem estupradores ou de terem feito reuniões com estupradores’ justificou Dino,


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores