Liminar do STF suspende reintegração de prédio ocupado em Porto Alegre
Ocupação Arvoredo

Liminar do STF suspende reintegração de prédio ocupado em Porto Alegre

Residencial Arvoredo é habitado por 40 famílias vítimas das enchentes de maio. Gilmar Mendes acatou pedido de Defensoria Pública por mediação que garanta direifos fundamentais dos ocupantes

Tatiana Py Dutra 19 ago 2024, 10:11

Foto: Claudia Faávaro/Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes concedeu, na sexta-feira (16), liminar que suspende os efeitos do pedido de reintegração de posse do antigo Hotel Arvoredo, no Centro de Porto Alegre. A saída das 40 famílias do prédio havia sido determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) na última quarta-feira (14).

O despacho do ministro acatou um pedido da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que representa as famílias ocupantes – todas vítimas das enchentes que assolaram o estado em maio passado. No requerimento, os defensores destacaram que a decisão do TJRS contraria os entendimentos firmados pelo STF e Conselho Nacional de Justiça sobre procedimentos mínimos que precedem ações de reintegração em caso de ocupação coletiva por pessoas em situação de vulnerabilidade por calamidade pública – como evitar o despejo em dias de muito frio.

“Nas diversas ocasiões em que a Defensoria esteve presente, pudemos perceber que a situação dessas pessoas é de extrema gravidade. São moradores que perderam tudo nas enchentes. A Instituição entende que, antes de realizar uma reintegração de posse, é preciso que essas famílias tenham um local para morar, em respeito à dignidade delas. Seguiremos atuando no caso e entendemos que a decisão do ministro garante, momentaneamente, os direitos fundamentais da população em vulnerabilidade”, destaca o defensor público Rafael Magagnin, dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia.

A defensoria acrescentou ao documento enviado ao STF a necessidade de realização de vistorias técnicas e audiências de mediação para garantir os direitos fundamentais e humanos dos moradores, além da elaboração de um plano de desocupação. Gilmar Mendes assentiu.

“Para evitar prejuízos maiores às dezenas de famílias que já se encontram fragilizadas pela catástrofe climática, e levando em consideração a possibilidade de solução administrativa do conflito pelo Ministério da Reconstrução, entendo que o deferimento da liminar é medida que se impõe”, escreveu o ministro em sua decisão.

Ainda estão em andamento articulações entre a Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS e representantes do dono do hotel, que tem interesse de incluir o imóvel no programa federal Minha Casa, Minha Vida, inviabilizando a permanência das famílias no prédio.

A determinação chegou um dia depois de os ocupantes realizarem uma grande manifestação por sua permanência. Eles fecharam a Rua Fernando Machado, no Centro de Porto Alegre, reivindicando atenção governamental sobre a vulnerabilidade de sua situação.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi