Avança a tramitação de PLC que prevê prazo para a implementação da Lei Kiss
Boate_Kiss

Avança a tramitação de PLC que prevê prazo para a implementação da Lei Kiss

Proposta da deputada Luciana Genro (PSOL) quer evitar que governadores sigam adiando por decreto a vigência da legislação, aprovada há mais de 10 anos

Mandato Luciana Genro 19 ago 2024, 10:24

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou o parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar 317/2021, que estabelece um prazo legal para a implementação completa da Lei Kiss. A proposição, de autoria da deputada Luciana Genro (PSOL), busca impedir que governadores sigam adiando por decreto a vigência total da lei aprovada ainda em 2013.

Após a tragédia que atingiu a cidade de Santa Maria e vitimou 242 jovens, a Assembleia Legislativa aprovou regras mais rígidas para os planos de prevenção contra incêndios (PPCIs) nos prédios. A legislação deveria entrar em vigor em 2018, mas até agora isso não aconteceu, devido a uma mudança que permitiu que novos adiamentos fossem feitos com base em decretos.

“O meu projeto visa retirar do governador o poder de seguir adiando a eficácia da Lei Kiss via decreto, determinando a volta de um prazo legal para isso”, explicou Luciana Genro, que também lembrou da tragédia da Pousada Garoa, ocorrida em abril deste ano, que causou a morte de 11 pessoas em um prédio sem PPCI.

Luciana Genro propôs o PLC após ter coordenado os trabalhos de uma Comissão de Representação Externa que acompanhou as investigações sobre o incêndio na Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS). Uma das conclusões da deputada, apresentada em relatório, é que o prédio da SSP ainda estava sem PPCI pronto, porque o prazo para isso de fato havia sido esticado por decreto do governo.

A relatora, deputada Delegada Nadine (PSD), propôs uma emenda estabelecendo o prazo de até 2029 para que a Lei Kiss entre totalmente em vigor, a qual foi aceita pela proponente. O PLC agora segue para análise em uma comissão de mérito.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 15 maio 2026

Caso “Bolsomaster” – um filme que muda o roteiro

Pela luta aberta para derrotar Flávio e construir as lutas e paralisações para acabar com a escala 6x1. Esse deve ser nosso roteiro
Caso “Bolsomaster” – um filme que muda o roteiro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores