Sâmia Bomfim cobra punição por apagão da Enel
Apagão no Bom Retiro

Sâmia Bomfim cobra punição por apagão da Enel

Deputada do PSOL exige medidas urgentes contra impactos das chuvas em São Paulo em documento assinado também pela deputada estadual Monica Seixas e a vereadora Luana Alves

Mandato Sâmia Bomfim 29 out 2024, 10:30

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A deputada federal Sâmia Bomfim, a estadual Monica Seixa e a vereadora Luana Alves encaminharam ofícios cobrando ações urgentes de prevenção e mitigação dos impactos das chuvas previstas para os próximos dias na Grande São Paulo. As parlamentares do PSOL também pedem que seja reforçada a fiscalização dos serviços prestados pela Enel, empresa privada responsável pelo apagão da rede elétrica que atingiu 2,1 milhões de paulistanos. Os documentos foram direcionados à Defesa Civil do Estado, à Prefeitura da capital, à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP).

Dentre os ofícios endereçados ao diretor-geral da ANEEL, Sandoval de Araujo Feitosa Neto, e ao diretor-presidente da ARSESP, Thiago Mesquita Nunes, Sâmia e as colegas de partido pediram explicações sobre a fiscalização feita por esses órgãos junto à Enel. Elas questionaram também quais medidas punitivas serão tomadas contra a distribuidora, tendo em vista os transtornos causados pela falha no fornecimento de energia e a demora para o restabelecimento.

A crise teve início na noite do dia 11 de outubro, quando fortes chuvas e rajadas de vento atingiram o estado de São Paulo, deixando diversos bairros da capital e cidades da Região Metropolitana sem luz. Passadas 24 horas da tempestade, a estimativa era de que 1,6 milhão de pessoas ainda sofriam com o apagão. Somente seis dias depois, a Enel afirmou ter retomado o nível de serviço suficiente para atender quase todos os afetados pela chuva.

À coordenação da Defesa Civil do Estado de São Paulo e ao Centro de Gerenciamento de Mudanças Climáticas da Prefeitura (CGE), os ofícios pediram detalhes sobre como a população vem sendo alertada sobre possíveis alagamentos, deslizamentos e outros riscos associados às chuvas; quais ações preventivas estão sendo feitas em áreas críticas; se há planos de evacuação ou centros de acolhimento preparados para desabrigados e como vem sendo preparada a contingência para evitar o desabastecimento elétrico em locais de interesse público, como os hospitais.

“Para todos os órgãos, colocamos também os nossos mandatos à disposição para qualquer solicitação de apoio e ação que nos compete”, disse Sâmia.

As parlamentares também apontaram a responsabilidade do prefeito Ricardo Nunes, cuja gestão tem sido marcada pela negligência de serviços básicos – vide a longa fila de espera para a poda de árvores, que já acumula 14 mil pedidos – e a falta de investimento em infraestrutura preventiva para eventos climáticos extremos.

A fraca governança de Nunes e a fiscalização inadequada da Enel por parte das agências já se tornaram motivo de uma investigação no Tribunal de Contas da União (TCU). O saldo negativo do apagão ainda atingiu gravemente o comércio, causando perdas calculadas em R$ 1,65 bilhão para os setores de varejo e serviço, segundo um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 27 nov 2024

A conjuntura se move… prisão para Bolsonaro e duas outras tarefas

Diversas lutas se combinam no momento: pela prisão de Bolsonaro, pelo fim da a escala 6x1 e contra o ajuste fiscal
A conjuntura se move… prisão para Bolsonaro e duas outras tarefas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi