PSOL denuncia Arthur Lira por ilegalidade em distribuição de emendas
arthur-lira3

PSOL denuncia Arthur Lira por ilegalidade em distribuição de emendas

Os parlamentares afirmam que Lira desrespeitou decisões da Suprema Corte e utilizou “manobras ilícitas” para beneficiar Alagoas

Tatiana Py Dutra 18 dez 2024, 10:59

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados anunciou, nesta terça-feira (17), que irá impetrar um mandado de segurança contra o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), acusando-o de praticar atos ilegais na condução da distribuição de emendas parlamentares. O documento será protocolado no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flavio Dino.

Os parlamentares afirmam que Lira desrespeitou decisões da Suprema Corte e utilizou “manobras ilícitas” para beneficiar Alagoas, seu reduto eleitoral. Segundo o PSOL, essas ações violam tanto o rito legal quanto os princípios de transparência e rastreabilidade exigidos na gestão dos recursos públicos.

“O presidente da Câmara tem o dever de cumprir a lei. Ele não pode agir de forma arbitrária, autoritária e em flagrante benefício próprio em um tema tão impactante para o país”, argumenta a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

A medida ocorre após Flavio Dino, enquanto relator no STF, ter determinado a suspensão dos pagamentos de emendas parlamentares até que fossem estabelecidos critérios claros e rastreáveis para sua execução. Apesar disso, Lira teria encaminhado um ofício que indica diretamente 5.449 emendas, somando R$ 4,2 bilhões, sem passar pelas deliberações formais exigidas por lei.

O documento será apresentado pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP). No texto, a bancada destaca que a ausência de aprovação prévia pelas comissões configuraria “usurpação de competência” e violação do rito legislativo, comprometendo a legalidade e a transparência orçamentária.

Outro ponto levantado é o favorecimento desproporcional ao estado de Alagoas, que receberia R$ 73,8 milhões – valor superior ao destinado a estados como Rio de Janeiro e São Paulo. A bancada alega que isso caracteriza “uso indevido da máquina pública para fins político-eleitorais”.

O mandado de segurança pede a anulação do ofício assinado por Lira, bem como das emendas incluídas ou alteradas de forma irregular. Além disso, exige o restabelecimento do papel das comissões permanentes na execução das emendas, conforme prevê a legislação. Por fim, solicita que Arthur Lira seja notificado a prestar esclarecimentos e que a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF) se manifestem sobre o caso.

Essa denúncia reforça a crescente pressão sobre Lira, que agora enfrenta acusações formais de ilegalidade no uso de recursos públicos, intensificando o debate sobre transparência e governança no Congresso Nacional.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi