Mais de 200 terceirizados do RS estão sem salário desde novembro
carteira-trabalho

Mais de 200 terceirizados do RS estão sem salário desde novembro

Governo do Estado diz ter pago o devido à M Serviços Terceirizados, mas valores não foram repassados aos funcionários, que foram desligados sem receber direitos trabalhistas

Redação da Revista Movimento 15 jan 2025, 10:46

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas do Rio Grande do Sul estão desde novembro sem receber seus direitos e sem emprego. Eles eram vinculados à empresa M Serviços Terceirizados, até então contratada pelo governo do Estado para fazer diversas funções ligadas à Secretaria de Educação. 

Porém, no fim do ano, foram demitidas e não receberam nenhum dos direitos trabalhistas, como seguro desemprego, FGTS, 13° salário e o valor dos dias trabalhados. Desde então, estão cobrando da empresa e da Secretaria de Educação, que ficam em um jogo de empurra-empurra, um grande desrespeito com as trabalhadoras.

A deputada estadual Luciana Genro, que foi procurada pelos trabalhadores lesados, é autora da chamada Lei Anticalote – que prevê que as empresas contratadas pela administração pública estadual recolham recursos suficientes para garantir o pagamento das suas obrigações com os funcionários em caso de rescisão contratual.

“A Lei Anticalote  protege as trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, para que situações como essas não ocorram mais. Porém, o Governo do RS pouco tem feito para cumprir a lei. Arrasta pro lado e leia algumas declarações das trabalhadoras que estão desde novembro reivindicando pelos seus direitos”, denunciou a parlamentar. 

O governo Eduardo Leite (PSDB) afirma que já pagou o devido a M Serviços Terceirizados e lavou as mãos em relação à situação dos mais de 200 trabalhadores que estão desde novembro sem renda regular.

“Eduardo Leite, faça cumprir a lei que protege os trabalhadores e as trabalhadoras terceirizadas!”, exige Luciana.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores