O pacote de maldades de Trump
Donald Trump

O pacote de maldades de Trump

Presidente dos EUA toma posse prometendo mais de 100 decretos para atacar minorias, imigrantes e política ambiental

Tatiana Py Dutra 20 jan 2025, 10:54

Foto: RS/Fotos Públicas

Após um hiato de quatro anos, Donald Trump está voltando hoje à Casa Branca, com pressa para implementar uma série de medidas caras à extrema direita – ou seja, que ameaçam os direitos humanos das minorias, o meio ambiente e a própria democracia estadunidense.

No domingo (19), no último comício antes da posse, o presidente eleito prometeu assinar pelo menos 100 decretos em seu primeiro dia de governo.  A Fox News, porém, estima que o número de ordens executivas podem chegar a 200. 

“Não vamos esperar. Vou assinar tudo de uma vez só”, afirmou.

Entre as medidas esperadas para hoje estão a revogação de políticas de diversidade, equidade e inclusão implementadas pelo governo Biden nos órgãos públicos e nas Forças Armadas. Como se não bastasse, um dos decretos deve versar sobre a definição biológica de sexo – que pode excluir indivíduos transgêneros de políticas de inclusão em geral – além de atacar os direitos reprodutivos das mulheres. 

Cumprindo promessa de campanha, Trump deve restabelecer a era do petróleo,enfraquecendo legislações ambientais. Ele também planeja retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, comprometendo os esforços globais contra as mudanças climáticas. Em um movimento estratégico, a equipe de Trump avalia declarar uma emergência nacional, o que permitiria ao presidente agir sem a necessidade de negociar com o Congresso ou enfrentar a interferência do judiciário, ampliando seus poderes de forma significativa. Essas medidas, caso implementadas, representam um retrocesso em várias conquistas sociais e ambientais alcançadas nas últimas décadas.

Imigração

Mas o grande movimento esperado para o primeiro dia de governo é um ataque aos imigrantes. Durante a corrida eleitoral, Donald Trump prometeu criar um programa de deportação em massa, que “começará muito, muito rapidamente”. O fechamento da fronteira dos Estados Unidos com o México, espera-se, será concluído até o final do dia. O decreto deve incluir ordens para a conclusão do muro entre os dois países e a criação de um centro de detenção de imigrantes, para alojar ilegais até sua expulsão. Sua equipe ainda desenhou uma declaração de emergência nacional por conta da imigração.

A equipe de Trump também está preparando uma ordem executiva para abolir a cidadania por nascimento, excluindo filhos de imigrantes sem documentos e visitantes temporários nos EUA do direito à cidadania garantido pela 14ª Emenda. 

Bondades

Já o setor de tecnologia deve ser presenteado por um pacote de bondades, uma vez que o novo presidente conseguiu conquistar os magnatas Marc Zuckerberg (Meta), Elon Musk (X) e Jeff Bezos (Amazon) para sua trincheira. A política do governo Trump deve isentar as redes sociais de regulamentação, bem como o desenvolvimento de Inteligência Artificial fiquem protegidos de qualquer regulamentação. 

São esperadas ainda medidas que apoiem o fim da verificação de fatos – fundamental no combate à disseminação de fake news e na violência na internet. Ele argumenta que o plano vai “destruir o regime de censura da esquerda” e defender o direito à liberdade de expressão para todos os americanos.

Também devem ser beneficiados “nos primeiros 9 minutos de governo”, parte dos condenados pelo ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Durante a campanha, o presidente eleito qualificou os 1,6 mil envolvidos como “patriotas” e “reféns”, e chamou de “dia do amor” a data dos ataques. Ao todo, cinco pessoas morreram na invasão à Casa Legislativa em 2021.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 17 jan 2025

Cessar-fogo: a solidariedade com a Palestina deve seguir

O acordo que põe fim ao ataque sionista contra a Faixa de Gaza é uma vitória que deve aprofundar a solidariedade à luta palestina
Cessar-fogo: a solidariedade com a Palestina deve seguir
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi