Paulo Magalhães e a hipocrisia descarada
Glauber

Paulo Magalhães e a hipocrisia descarada

Deputado que quer cassar Glauber Braga por agressão já agrediu um jornalista e se omitiu na cassação de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco

Tatiana Py Dutra 4 abr 2025, 14:13

Foto: Reprodução

O deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) quer cassar Glauber Braga (PSOL-RJ) sob a justificativa de que este teria agredido um militante do MBL. Mas o moralismo do parlamentar baiano esconde uma contradição gritante: ele próprio tem um histórico de agressão e impunidade.

Em 2001, Magalhães partiu para cima do jornalista Maneca Muniz, agredindo-o com socos e pontapés dentro da Câmara. O motivo? Muniz havia publicado um livro com denúncias contra o ex-governador Antônio Carlos Magalhães, tio do deputado. Apesar da brutalidade do ataque, Magalhães não sofreu nenhuma punição e, hoje, ironicamente, ocupa uma cadeira no Conselho de Ética da Câmara.

Agora, no papel de paladino da moralidade, Magalhães tenta usar o mesmo Conselho de Ética para perseguir Glauber Braga. O motivo? Uma reação humana e compreensível a insultos baixos contra sua mãe, uma paciente com câncer que faleceu meses depois. A hipocrisia atinge seu ápice quando Magalhães ignora o contexto da provocação e, sem qualquer constrangimento, prega que a atitude de Braga “não estaria acobertada pela legítima defesa”.

Mas essa não é a única demonstração do seu moralismo seletivo. Em agosto de 2024, Magalhães foi o único membro titular do Conselho de Ética a se abster da votação que pedia a cassação de Chiquinho Brazão, acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco. Enquanto 15 parlamentares votaram pela cassação, o “guardião dos bons costumes” preferiu lavar as mãos.

Paulo Magalhães não é um defensor da ética, da moral ou do decoro parlamentar. É apenas mais um político cínico, que usa suas posições conforme suas conveniências e interesses. Glauber Braga é apenas seu alvo da vez.

Glauber usou as redes sociais para comentar o ataque ao seu mandato:

“Todos sabem que minha reação ao mini-bandido do MBL é só uma desculpa. A perseguição é por conta de Lira e das denúncias que fizemos ao orçamento secreto! Fingem que a cassação é por “agressão” mas o deputado que fez o pedido já agrediu um escritor dentro da Câmara com socos e pontapés. A hipocrisia não tem limites!”.

#GlauberFica


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores