Perseguido pelo Centrão, Glauber Braga resiste há nove dias em greve de fome
Glauber e Sâmia

Perseguido pelo Centrão, Glauber Braga resiste há nove dias em greve de fome

Deputado do PSOL enfrenta ameaça de cassação com jejum extremo dentro do Congresso; manifestações e apoios se multiplicam

Tatiana Py Dutra 17 abr 2025, 08:07

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) completa nove dias em greve de fome, uma escolha radical diante da perseguição política e injustiça do Centrão na Câmara dos Deputados, que pode cassar seu mandato em retaliação às suas denúncias contra o orçamento secreto. Desde o dia 8 de abril, quando o Conselho de Ética deu “sinal verde” para a abertura do processo, Glauber se instalou em um dos plenários da Casa, onde passa os dias em jejum, sob monitoramento médico e em completo isolamento.

Mesmo com dores crescentes e sinais de debilidade física, o parlamentar mantém firme o compromisso com sua causa:

Meu corpo já começa a dar sinais. Tenho tido dor de cabeça, início de desconforto na barriga, mas a cabeça está firme e a missão de continuar nesta batalha mais ainda.

A cassação contra Glauber impulsionada por aliados de Arthur Lyra foi pedida pelo Partido Novo, que o acusa de quebra de decoro por um episódio com um militante do MBL, em que o deputado teria reagido com empurrões à provocação. Glauber nega ter cometido agressão e aponta o processo como parte de uma ofensiva da extrema direita para calar vozes combativas dentro do Congresso.

Um ato político, uma entrega pessoal

O sacrifício de Glauber vai além da denúncia: é ato político de resistência, que cresce em repercussão e solidariedade. Nesta semana, uma vigília foi montada em frente à Câmara, reunindo apoiadores do deputado e opositores do PL da Anistia. O grupo promete manter a mobilização até que o processo contra Glauber seja encerrado.

Glauber dorme no plenário, cercado de cuidados médicos e com visitas cada vez mais controladas. Mesmo assim, na última terça-feira, contrariou ordens médicas e apareceu brevemente para cumprimentar jovens do movimento estudantil. Não discursou, mas sua presença foi recebida com emoção.

Apoio dos que carregam a fé e a justiça

O gesto do deputado também comoveu setores religiosos. Nesta quarta-feira (16), Glauber recebeu uma carta assinada por 32 personalidades cristãs do coletivo Emaús, entre elas nomes de peso como Frei Betto e Leonardo Boff. O documento expressa solidariedade e destaca a dimensão ética e espiritual de sua luta:

Desejamos manifestar a você o nosso apoio e lhe dizer o quanto é importante a sua pessoa neste momento que o Brasil vive e neste Congresso com tantos desafios.

A carta traça um paralelo entre a resistência de Glauber e figuras históricas como Gandhi, Mandela, Luther King e Jesus de Nazaré:

O seu ato de enfrentar seus algozes, suas mentiras e hipocrisias, é valoroso. Sabemos que é preciso uma força extraordinária para nos manter de pé diante dos absurdos.

Apoios diversos e inesperados

A corrente de solidariedade se amplia. Glauber já recebeu visitas de sete ministros do governo Lula, entre eles Sônia Guajajara, Paulo Teixeira, Gleisi Hoffmann e Sidônio Palmeira, além de artistas como Chico Buarque e parlamentares de partidos do Centrão, como Fausto Pinato (PP-SP) e Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP).

Na segunda-feira (14), até um samba ecoou nos corredores do Congresso em apoio ao deputado. Nas redes, hashtags se espalham, e um abaixo-assinado contra a cassação já ultrapassa 154 mil assinaturas.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"