CCJ avança na perseguição a Glauber Braga: indignação e resistência nas ruas
Glauber Braga

CCJ avança na perseguição a Glauber Braga: indignação e resistência nas ruas

Deputado do PSOL denuncia manobra política para calar vozes combativas no Congresso; movimentos sociais se organizam contra tentativa de cassação arbitrária.

Redação da Revista Movimento 30 abr 2025, 15:35

Foto: TV Câmara

Em mais um grave ataque à liberdade de expressão e à oposição combativa no Congresso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou, na terça-feira (29), por 44 votos a 22, o recurso apresentado por Glauber Braga (PSOL-RJ) contra o processo que pede sua cassação. A decisão escandalosa abre caminho para que o plenário vote – sob pressão das forças do Centrão – a retirada do mandato de um dos poucos parlamentares que enfrentam o sistema.

O motivo alegado? Glauber teria empurrado e chutado um militante do MBL – grupo de extrema direita conhecido por provocar e intimidar parlamentares progressistas – após este ofender sua mãe, então internada com Alzheimer, semanas antes de falecer.

A CCJ, no entanto, se recusou a analisar com seriedade o contexto e a motivação do episódio. O relator Alex Manente (Cidadania-SP) preferiu seguir a cartilha da blindagem institucional, afirmando que a comissão não pode rever o mérito da decisão do Conselho de Ética. Mas o que está em jogo não é apenas um recurso técnico – é a criminalização da luta e o silenciamento de uma voz que vem denunciando as entranhas do poder, como o esquema bilionário do “orçamento secreto”.

Glauber responsabiliza o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pela articulação da sua cassação, numa operação de retaliação política.

Glauber já iniciou uma ofensiva política para barrar esse atentado à democracia: vai percorrer os 26 estados brasileiros nos próximos 60 dias, denunciando o golpe parlamentar e dialogando com a população. Foi esse compromisso que encerrou sua corajosa greve de fome, que durou nove dias — um protesto radical contra a tentativa de cassação.

A votação final, em plenário, deve ocorrer até o fim de junho. Caso a maioria absoluta dos deputados (257 votos) confirme a decisão, Glauber será cassado e ficará inelegível por oito anos.

Movimentos populares, sindicatos, coletivos estudantis e organizações de esquerda já começaram a organizar atos em defesa de Glauber e contra a criminalização da oposição.. Acompanhe as redes do MES-PSOL, do mandato de Glauber e dos movimentos sociais para saber datas e locais dos atos.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 30 abr 2025

“E a classe trabalhadora, hein?”

O 1º de Maio e as lutas vivas dos trabalhadores no Brasil e no mundo
“E a classe trabalhadora, hein?”
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"