STF condena Bolsonaro por tentativa de golpe e reafirma a democracia
bolsonaro

STF condena Bolsonaro por tentativa de golpe e reafirma a democracia

Maioria da Primeira Turma enquadra ex-presidente e militares por crimes contra o Estado Democrático de Direito; decisão é marco histórico contra o autoritarismoMaioria da Primeira Turma enquadra ex-presidente e militares por crimes contra o Estado Democrático de Direito; decisão é marco histórico contra o autoritarismo

Revista Movimento 11 set 2025, 16:07

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


A democracia brasileira respira aliviada. Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por participação direta na chamada “Trama Golpista”. A decisão representa um marco histórico: pela primeira vez um ex-presidente da República é responsabilizado no mais alto tribunal do país por tentar subverter a ordem democrática.

O relator Alexandre de Moraes, acompanhado pelos ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia, votou pela condenação de Bolsonaro e de seus ex-ministros e militares. Entre os crimes reconhecidos estão golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

O ministro Luiz Fux divergiu, absolvendo a maioria dos acusados, mas ainda reconhecendo a tentativa de golpe por parte de Mauro Cid e Braga Netto. O voto do presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, ainda falta para encerrar o julgamento, que deve ser concluído até sexta-feira (12).

A Procuradoria-Geral da República havia demonstrado que Bolsonaro e seus aliados montaram uma estrutura organizada para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito democraticamente em 2022. Lives, documentos, reuniões conspiratórias e atos violentos compuseram um cenário claro de tentativa de ruptura institucional.

Com a decisão, o STF envia um recado inequívoco: não há espaço para aventuras autoritárias no Brasil. A condenação de Bolsonaro e de seus cúmplices fortalece a luta popular por memória, verdade e justiça, e sinaliza que o país não tolerará retrocessos diante de seu árduo processo de redemocratização.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores