Relações perigosas
Sessão plenária do STF

Relações perigosas

Conexões entre famílias de Dias Toffoli e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ampliam suspeitas sobre conflitos de interesse em meio ao maior ressarcimento da história do FGC 

Redação da Revista Movimento 19 jan 2026, 10:08

Foto: Andressa Anholete/STF

Enquanto o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) inicia o pagamento de cerca de R$ 40,6 bilhões a aproximadamente 800 mil credores do Banco Master, o escândalo que envolve a instituição ganha um novo e explosivo capítulo: as supostas relações comerciais entre familiares do presidente do banco, Daniel Vorcaro, e parentes do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, responsável por decisões centrais na condução das investigações. O episódio lança dúvidas sobre a imparcialidade do Judiciário num caso que já mobiliza a Polícia Federal, o Banco Central e atinge em cheio pequenos investidores.

Segundo informações da CNN Brasil, Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro, é o único cotista de um fundo que investiu cerca de R$ 20 milhões no fundo Arleen, que adquiriu participação na Tayayá Administração e Investimento, proprietária de um resort no interior do Paraná. O empreendimento pertencia a um primo e dois irmãos de  Dias Toffoli – Mário Umberto Degani, José Carlos e José Eugênio Dias Toffoli -, estabelecendo uma ligação financeira indireta entre os familiares do banqueiro investigado e os parentes do ministro.

A transação ocorreu em 2020 e apenas no ano passado os familiares do ministro teriam vendido sua participação para um único proprietário do resort. O caso ganha ainda mais relevância diante de decisões consideradas atípicas de Toffoli na condução do inquérito, como retirar o processo da primeira instância, decretar sigilo absoluto, determinar acareações com diretor do Banco Central e investigados e escolher pessoalmente os peritos.

A controvérsia se agravou com a revelação de que Toffoli passou o réveillon no resort Tayayá justamente quando conduziu, por telefone, acareação e depoimentos de Daniel Vorcaro e outros envolvidos, em 30 de dezembro. O artigo 145 do Código de Processo Civil prevê a suspeição do magistrado em casos de amizade, ligação ou parentesco em primeiro ou segundo grau. 

“Situações que indiquem proximidade ou vínculo econômico são incompatíveis com a exigência de imparcialidade”, avaliou o professor de Direito Processual Lenio Streck, em entrevista a CNN.

A tensão aumentou após Toffoli criticar e ameaçar a Polícia Federal depois de uma operação em que Fabiano Zettel foi preso ao tentar embarcar para Dubai. Para a cientista política Vera Malaguti, “a tentativa de constranger a PF e controlar a narrativa reforça a percepção de que há algo a esconder”. 

Ressarcimento às vítimas

No domingo, o FGC informou que já recebeu 369 mil pedidos de ressarcimento e que os pagamentos começam nesta segunda-feira (19), à vista, para investidores que compraram CDBs do Banco Master. O volume e a capilaridade da operação expõem a dimensão social do colapso: milhares de famílias dependem agora do fundo para recuperar economias de uma vida. Para o economista Paulo Kliass, “o episódio revela a face mais perversa da financeirização: quando a engrenagem falha, o custo recai sobre pequenos poupadores, enquanto a elite tenta blindar seus interesses por meio de conexões políticas”.

Entre ressarcimentos bilionários e decisões judiciais contestadas, o caso Banco Master deixa claro que a apuração precisa avançar com independência e luz do dia. As conexões entre as famílias Toffoli e Vorcaro, ainda que indiretas, impõem um teste decisivo à credibilidade das instituições – e à promessa constitucional de que a Justiça não tem dono.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 13 jan 2026

2026: Nós contra Trump

Estamos apenas no começo de uma luta aguda entre a soberania dos povos e a ofensiva neofascista para reorganizar a vida política no planeta
2026: Nós contra Trump
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores